Sou explosiva e acabo maltratando minha filha

por Blenda de Oliveira

"Não sei por onde começar. Porém, nunca fui muito calma Só que de uns anos para cá, estou explosiva e agressiva. Tenho uma filha de 10 anos e ela infelizmente paga por tudo. Depois que bato me arrependo e peço perdão. Sinto me sem energia e fico reclusa. Porém, é só ficar estressada novamente, que lá vou eu gritar com ela, xingar e agredir. Não sei como sair desse ciclo, mas não quero isso mais."

Continua após publicidade

Resposta: Você deve começar procurando ajuda. Inicialmente médica para avaliar se suas oscilações emocionais pertencem a algum tipo de quadro de transtorno de ansiedade. Como segunda providência, deve buscar ajuda psicológica.

Por meio de tratamento há a possibilidade de fazer as mudanças e sair desse estado de grande oscilação. Sozinha considero difícil mudar a atual situação.

Como terceira e última providência, mas a mais importante, você deve interromper as explosões e agressividade com a sua filha. Imediatamente! Mesmo que peça perdão, as consequências são desastrosas para ela e para o seu desenvolvimento. É preciso que saiba que o fato de sua filha ser sua filha, não dará nenhuma garantia que tudo ela entenderá e perdoará. Ao longo dos anos, ela pode mostrar sinais de trauma dessa situação, baixa autoestima, insegurança e dificuldade para ter bons relacionamentos.

Quando você estiver ou perceber estar alterada. afaste-se dela, tente fazer alguma coisa que lhe ocupe e que crie um tempo para o estado acalmar-se. Fazer sua filha pagar a conta da sua instabilidade não traz qualquer benefício nem para ela e nem para você. Talvez você julgue que o fato de amá-la e ela lhe amar possa facilitar a tolerância por parte de sua filha e, quem sabe, ela cuide de você. As posições ficam invertidas, como se ela virasse o adulto. Esse não é o lugar dela. É uma criança e necessita de cuidados e de uma vida tranquila.

Continua após publicidade

Portanto, o melhor que pode fazer é procurar uma ajuda e esforçar-se para mudar essa situação, evitando que sua filha tenha que estar inserida nos momentos de sua explosão. O maior ato de amor por você e por ela é o empenho para mudar, mas para isso você precisa ser ajudada.