Mantenha sua autoestima em alta!

por Anette Lewin

"Como posso ser uma pessoa mais segura, com autoestima e manter um relacionamento estável?"

Continua após publicidade

Resposta: Antes de mais nada, é preciso cuidar da sua autoestima pessoal: revisar seus valores, suas escolhas, suas crenças. Quem não se conhece e não se aceita, dificilmente poderá conhecer ou aceitar o outro.

Depois é necessário entender que nem sempre suas escolhas ou pensamentos são idênticos aos do seu parceiro. Nem sempre o que você gosta é o que ele gosta.

No início de um relacionamento, em geral, existe a sensação que ambos gostam das mesmas coisas. Mentira! O fato é que no início do relacionamento ambos estão se esforçando muito para não decepcionar o outro e qualquer atividade é bem tolerada, mesmo um filme policial para as mulheres ou filme romântico para os homens. Isso acontece em função da cegueira criada pela paixão. Mas isso não dura para sempre!

Portanto, se depois de algum tempo você descobrir que vocês não são tão iguais assim, não se decepcione! Aceite a individualidade de seu parceiro, respeite-a e procure descobrir coisas de que ambos gostem de verdade. É um exercício constante para manter um relacionamento seguro. Por fim, lembre-se que relacionar-se bem requer uma boa dose de generosidade. As cartilhas românticas sempre apontam o que você ganha com o amor e nunca o que você perde ou tem que dividir.

Continua após publicidade

Cabe a você fazer um levantamento de quando é hora de receber e quando é hora de dar. Sem discutir a relação toda hora, apenas através dos bens mais preciosos que temos e devemos preservar: sensibilidade e bom senso.