Como falar do desligamento de meu último emprego sem me prejudicar?

por Roberto Santos

"Sou nutricionista e trabalhei num hospital que não dava condições de trabalho: salário abaixo do piso salarial, e pra piorar, não exercia meu papel de nutricionista, já que o cardápio era escolhido pelo próprio paciente. Resolvi pedir demissão depois de três meses de trabalho e me aventurar nos atendimentos autônomos. Porém, surgiu uma oportunidade muito boa na minha área. O que falar quando me perguntarem o motivo da saída?"

Continua após publicidade

Resposta: Consultas como a sua sempre carregam uma dúvida que vai do técnico e prático ao moral e ético.

O que faz sentido falar sobre motivos de desligamento, sem me prejudicar e, ao mesmo tempo, não mentir sobre o que aconteceu de fato, pelo fato de minhas informações poderem ser checadas por documentos ou referências?

Como você se preocupa com o tipo de resposta que dará sobre sua saída do hospital depois de apenas três meses de trabalho, é por que não acha isso positivo e se arrepende. Outra forma de olhar é que você aprendeu alguma coisa com as decisões tomadas.

Aceitar ofertas de emprego por talvez estar pressionada pelo desemprego e contas a pagar, sem ter pesquisado os aspectos citados, acaba por gerar outro problema. Se isso, se repetir em outros momentos de sua carreira, essa atitude passa a ter um peso negativo no seu histórico profissional. Entretanto, assumindo que isso não aconteceu antes, você pode abordar sua decepção com as condições de trabalho que não corresponderam ao contratado ou esperado por você, e destacar que serviu como aprendizagem para perguntar mais sobre a oportunidade que se apresentar no futuro. Essa abordagem, descaracteriza de forma sutil a "culpa" do seu empregador, chamando a responsabilidade para você e, ao mesmo tempo, lhe dá a oportunidade (e direito) de fazer as perguntas necessárias sobre a nova oportunidade para a qual você estiver sendo considerada.

Continua após publicidade

Boa sorte!