Síndrome de Don Juan: como deixar de ser um personagem conquistador?

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto que diversas características da síndrome de Don Juan fazem parte de mim. De alguma forma, consigo camuflá-las, mas sei que no fundo estou sendo um personagem conquistador. Sei que muitas mulheres estão atentas a esse tipo de conquistador. Eu percebo isso e vou contra a maré, o que me traz uma facilidade ainda maior. Às vezes até por princípios religiosos, me aproximo de pessoas fragilizadas, conquisto-as e as ajudo a superar suas dificuldades. Mas quando a pessoa supera o problema, perco o interesse e sinto vontade de uma nova conquista. Quando alguém percebe que sou um conquistador, disfarço para não ser descoberto. Mas tudo isso me gera uma enorme culpa. Como superar?"

Continua após publicidade

Resposta: De fato, o que você descreve demonstra uma fratura no desenvolvimento de sua personalidade, o que chamávamos antigamente de PSICOPATIA.

A falta de estruturação moral, através da formação correta de um superego, faz com que você consiga identificar que está agindo de forma inadequada, mas não consegue resistir aos seus impulsos e não tem habilidade para sublimá-los.

O superego é a parte do Aparelho Psíquico descrita por Freud, onde se localiza todas as informações sobre o que se pode ou deve fazer, controlando os impulsos e também os desejos mais inadequados. É a parte psíquica responsável, portanto, por nosso comportamento dentro das normas e regras da MORAL e dos bons costumes. Pode, também, conter "objeções" disfuncionais, tipo "sexo é sujo, não faça", o que pode gerar uma série de transtornos para a pessoa.

Enfim… o superego é o controlador das relações interpessoais, existindo tanto em uma parte CONSCIENTE quanto noutra INCONSCIENTE.

Continua após publicidade

Talvez uma longa e boa psicoterapia possa ajudá-lo.