Espero ainda encontrar um amor verdadeiro. Estou errada?

por Anette Lewin

"Não me relaciono com nenhum homem há vários anos. Não consigo me relacionar só para ter alguém."

Continua após publicidade

Resposta: Se você acredita que alguém pronto e perfeito vai aparecer na sua vida acho que é melhor repensar suas ideias. É verdade que você não é obrigada a se relacionar só para não ficar sozinha. Hoje, várias pessoas assumem que preferem não ter uma companhia afetiva fixa. Ou simplesmente não ter uma companhia afetiva. Não me parece ser seu caso. Você quer essa companhia, mas talvez não tenha parado para pensar que uma relação é um processo que se constrói aos poucos.

Daí que essa pessoa perfeita não vem pronta nem com selo de garantia. Assim como você, ele pode não estar consciente do que é o amor e se basear apenas na bula vencida do romantismo. E nem por isso deixar de ser um bom parceiro, desde que aceite crescer junto com você. E, por incrível que pareça, quando a proposta de crescimento é feita de forma clara, em geral ela é aceita. Para crescer é preciso abrir mão, trabalhar em conjunto, ceder, conseguir com jeitinho concessões do outro e, sobretudo, acreditar; elemento da fórmula que você tem e deve conservar. Acredite sim, mas não de forma passiva. Acredite agindo, apostando, cedendo, perdoando, pedindo, explicando, exigindo. Enfim, acredite. Escolha com a intuição, mas trabalhe o relacionamento, num primeiro momento, com a razão. O amor vem depois, bem depois.

Estou a fim de uma amiga, mas não consigo chegar
Tenho medo de receber um não, ou ainda, forçar a barra e ela não querer mais ser amiga. Um dos problemas é que não tenho como ir à casa dela, pois trabalho direto

Resposta: A única forma de iniciar um relacionamento é arriscando. Mesmo sendo tímido e não tendo muita experiência, você parece ter boas intenções. Tente se aproximar dela aos poucos e esteja preparado para ouvir tanto os "sins" como os "nãos". Sua grande arma deve ser a paciência, uma vez que você ainda não está amadurecido para causar uma impressão de impacto. Use sua sensibilidade para saber o que dizer e fazer. Lembre-se também que, se você quer uma namorada, deve arranjar algum tempo para estar do lado dela e conquistá-la. Se seu trabalho o impede de fazer isso, esteja pronto para rever seus horários de trabalho.

Continua após publicidade

Em oito meses ficamos juntos apenas três vezes
Conheci um rapaz através de amigos e nos identificamos muito e rapidamente. Em oito meses ficamos juntos apenas três vezes, porque embora ele se desdobre em atenção e gentilezas comigo, acho-o "travado"

Resposta: Nem todos os homens adotam o padrão machista convencional, existem alguns que são realmente mais "travados" como você diz. Agora, para você saber o que se passa na cabeça dele, que tal perguntar? Vocês já saem há bastante tempo, todos os sinais de afeto que ele te dá são positivos. Portanto, já existe espaço para você esclarecer essa dúvida. Pergunte com cuidado e tato. Se esse realmente for o jeito dele, cabe a você decidir se está disposta a ter como companheiro um homem mais contido ou se prefere um mais ousado. A escolha é sua.