Como evitar a ansiedade para não falhar na hora h?

por Marcelo Toniette

Resposta: Primeiro é compreender como você sente no seu corpo isso que chamamos de ansiedade. Geralmente a ansiedade é uma reação que antecede momentos que de algum modo percebemos como ameaçadores, mesmo que esses momentos não necessariamente sejam uma ameaça em si. Sintomas comuns na ansiedade são: impaciência, irritação, medo, boca seca, suor excessivo, tensão, sensação de vazio, coração batendo rápido, irritação, aperto no estômago…

Continua após publicidade

Em linhas gerais, costumo dizer que ansiedade é uma tentativa vã de antecipar o futuro para o momento presente. O problema reside no fato de que tentar "antecipar o futuro" não garante que as coisas aconteçam do jeito que pretendemos. O pior é que deixamos de aproveitar o melhor que o momento presente pode proporcionar. Na ansiedade a pessoa não se permite deixar levar pelas sensações prazerosas das carícias, dos beijos, abraços. Mesmo porque a prioridade é o "como será" o momento posterior, e não o "como está sendo" o momento presente. O resultado de tudo isso é a frustração.

Importante não confundir o "antecipar o futuro" com planejamento. Por exemplo, não há problema em você combinar um passeio, um jantar romântico, uma viagem… "Antecipar o futuro" é não saber usufruir prazerosamente aquilo que se planejou. Em outras palavras, é não aproveitar o "estar sendo".

Muitas vezes a pessoa que apresenta ansiedade cai em um ciclo vicioso, pois ela antecede o fracasso mesmo que o fracasso não tenha ocorrido. Isso restringe qualquer possibilidade de sucesso. O resultado é a frustração e o fortalecimento da idéia distorcida do não consigo.

Ansiedade e prazer não combinam. Vivemos em um momento histórico onde estão presentes competição, individualismo, estresse, agitação… É como se investíssemos mais no aparente do que naquilo que faz sentido para a nossa existência. O amor, o sexo, é algo que está em nós, mas parece que queremos mais e mais: "tenho que ser o melhor na cama", "minha parceira(o) vai se satisfazer?", "será que eu terei um bom desempenho?"…

Continua após publicidade

A ansiedade pode ser amenizada com qualquer atividade que facilite a consciência de corpo. A atividade física, principalmente a modalidade aeróbica (caminhada, corrida, ginástica…), pode ser uma alternativa. Se a dificuldade persistir, é indicado procurar um/a psicoterapeuta para identificar as causas da ansiedade. Por ora, confie no passo-a-passo, invista nas sensações prazerosas que acontecem no aqui-e-agora. Reduzindo a exigência consigo mesmo, e desenvolvendo mais consciência do aqui-e-agora, pode estar certo de que estará criando possibilidades para a melhoria do seu prazer e o da sua parceira.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento