Falta de desejo é devido ao climatério ou ao longo tempo de casada?

por Margareth dos Reis

Resposta: O climatério começa por volta dos 40 anos com a queda lenta e gradual dos níveis de hormônios sexuais femininos.

Continua após publicidade

O pico mais importante acontece entre os 48 e 52 anos, quando a menopausa determina o fim da atividade ovariana. Os sintomas que anunciam e acompanham essa mudança são diferentes para cada mulher, sendo os mais comuns:

1) As alterações menstruais (com diminuição ou aumento do fluxo sanguíneo e/ou antecipação ou atraso nas datas normais);

2) As alterações de humor e a instabilidade emocional;

3) Os fogachos ou calores acompanhados de rubor e transpiração. Por um lado, essa fase coincide com a percepção que a mulher tem dos primeiros sinais evidentes de envelhecimento (rugas, flacidez dos seios e das nádegas, cabelos brancos, etc.), o que pode fazer com que ela passe a se preocupar com a sua capacidade de seduzir ou ser desejada.

Continua após publicidade

Por outro, a modificação hormonal pode provocar alguns problemas orgânicos, tais como: a mucosa vaginal perde a elasticidade, o orifício se estreita, a lubrificação se reduz ou desaparece, o que pode tornar a relação sexual dolorosa ou insatisfatória.

Em relação ao longo tempo de casada, esse fator por si só, não é determinante para a insatisfação sexual. A resposta para a sua pergunta, então, depende de uma avaliação médica e psicológica da sua condição (física e emocional) em relação aos seguintes fatores: possíveis efeitos do climatério e da percepção de envelhecimento; e grau de intimidade e satisfação no relacionamento a dois, ao longo da sua vida conjugal.