Falta de diálogo pode levar à perda da libido

por Tatiana Ades

Quando falamos em sexo em relacionamentos longos, podemos pensar num casal entediado, que caiu numa rotina vivenciada por um sexo banal.

Continua após publicidade

Pensamento correto? Muitas vezes sim.

Mas por que essa falta de libido pode acontecer? Geralmente por falta de diálogo.

É impressionante perceber o quanto duas pessoas "íntimas", que vivem num mesmo teto por anos, não conseguem conversar sobre seus desejos sexuais. É como se a intimidade afetiva precisasse afastar qualquer conduta sexual ousada com o parceiro, a afetividade acaba inibindo o casal a ter um relacionamento sexual saudável.

A rotina do casal deve ser quebrada com a certeza de que a conversa sobre sexo e o seu corpo é essencial para a saúde sexual de seu casamento e a conquista de seu prazer e do outro. Seria mais saudável se você a cada dia ousasse falar sobre o que gosta, o que não gosta, quais são os seus limites e fantasias, o que te incomoda.

Continua após publicidade

Assim como atribuições do lar e do dia a dia, o sexo também é negociado na relação, ele precisa ser um presente prazeroso para o casal e não uma necessidade tediosa e chata.

Além de conversar, o casal deve respeitar os limites do outro sem ser egoísta. Duas pessoas adultas não precisam provar que são boas no sexo.

O sexo quando é saudável flui naturalmente.

Continua após publicidade

Os cinco sinais de uma ótima vida sexual:

1º) Conversar sempre sobre o assunto sem receio ou medo;

2º) Respeitar o limite do outro e de si mesmo e não competir no sexo;

3º) Ter boa autoestima para reconhecer no outro problemas reais e falar sobre isso sem insultos;

4º) Ter o hábito de mudar o "roteiro" da transa e reconquistar o outro sempre que possível;

5º) Quando a libido entre o casal não estiver alta, não é motivo para pânico e buscar sexo extraconjugal.

Por que deixo de falar de sexo com ele (a)?

O mais importante é pensarmos no porquê estamos deixando de falar sobre sexo com a pessoa com quem escolhemos viver; pensar que a rotina pode ser modificada e que o ato de fazer sexo saudável com quem amamos, deve ser o ato mais prazeroso que temos e não uma obrigação.

Se você sente que a rotina te deixa humilhado, cansado(a), com falta de libido, se você não consegue conversar com seu parceiro sobre sexo, busque ajuda psicoterapêutica. Não vá por caminhos que possam parecer "mais fáceis" – por exemplo, sexo virtual ou presencial – mas que podem abalar ou mesmo acabar com a relação.