Como lidar com a crise perto dos 20 anos de casamento

por Anette Lewin

"Tenho 18 anos de casada e sempre tive que lidar com a eventual falta de respeito do meu marido. Há também momentos bons, mas ele tem um temperamento muito explosivo e sou uma pessoa muito carente e sensível, sofro muito com isso."

Continua após publicidade

Resposta: Depois de 18 anos de casamento você já deve ter percebido em que situações seu marido costuma explodir, não é? Tente então evitar comportamentos que possam estar associados a essas explosões.

Talvez sua forma de reagir possa mudar; talvez existam coisas que você não deva fazer ou dizer quando ele estiver nervoso; talvez você deva usar argumentos diferentes dos que costuma usar. Enfim, tente evitar esse circulo vicioso que acaba em explosões.

Você mesma reconhece que existem momentos bons, não é? Então vale a pena tentar mudar. Quase todos nós temos pontos frágeis, pontos que quando tocados sem o devido cuidado nos deixam muito irritados. Se soubermos reconhecer esses pontos em nós mesmos e nos outros podemos evitar a primeira faísca e, consequentemente a grande explosão. Pense nisso.

Como lidar com a crise perto dos 20 anos de casamento

por Anette Lewin

"Tenho 18 anos de casada e sempre tive que lidar com a eventual falta de respeito do meu marido. Há também momentos bons, mas  ele tem um temperamento muito explosivo e sou uma pessoa muito carente e sensível, sofro muito com isso."

Continua após publicidade

Resposta: Depois de 18 anos de casamento você já deve ter percebido em que situações seu marido costuma explodir, não é? Tente então evitar comportamentos que possam estar associados a essas explosões. Talvez sua forma de reagir possa mudar; talvez existam coisas que você não deva fazer ou dizer quando ele estiver nervoso; talvez você deva usar argumentos diferentes dos  que costuma usar. Enfim, tente evitar esse circulo vicioso que acaba em explosões.

Você mesma reconhece que existem momentos bons, não é? Então vale a pena tentar mudar. Quase todos nós temos pontos frágeis, pontos que quando tocados sem o devido cuidado nos deixam muito irritados. Se soubermos reconhecer esses pontos em nós mesmos e nos outros podemos evitar a primeira faísca e, conseqüentemente a grande explosão. Pense nisso.

Paixão e comportamento adolescente
Gostaria de saber por que estou me comportando como uma adolescente. Tenho 35 anos, trai depois de 17 anos de casada, me apaixonei mesmo e sofro com a indiferença do outro. O que devo fazer?

Resposta: O comportamento de uma pessoa apaixonada sempre é meio adolescente, irracional, impulsivo independentemente da idade que essa pessoa tenha. Você deve, porém, tomar cuidado para não se apaixonar sozinha, pois poderá sair machucada. Se você sente indiferença por parte dessa pessoa, deve fazer algumas ponderações. Será que ele não está assustado com a sua intensidade? Será que os projetos dele e os seus são parecidos? Você já pensou sobre o que quer dele? Lembre-se que um relacionamento extraconjugal pode ser para alguns apenas uma pulada de cerca e, para outros, a salvação de sua vida amorosa. Quando há discrepância, em geral dói bastante.

Continua após publicidade

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento