Fase da paixão: como lidar com a diferença de expectativas

por Eduardo Yabusaki

A paixão pode proporcionar diferentes experiências no que se refere ao grau de intensidade de sentimentos.

Continua após publicidade

Isso pode ser bastante complexo e delicado ou pode ser encarado de modo natural e tranquilo.

Se ambos tiverem claro que nem sempre um relacionamento acontece inicialmente na mesma intensidade para ambos, isso pode deixar de ser um problema.

A situação passa a ser problemática quando um dos envolvidos ou os dois têm expectativas de que a paixão aconteça de forma bombástica e igual para ambos, o que nem sempre é possível.

Afinal, o que move cada uma das partes depende de uma série de fatores que envolve a história de vida de cada um e a expectativa gerada.

Continua após publicidade

Nem sempre as expectativas no início de um relacionamento são as mesmas entre os pares. Isso necessariamente não será determinante para o sucesso ou não do relacionamento. A paixão também pode acontecer de forma diferente. Ou seja, tem aqueles que se apaixonam intensamente e se envolvem rapidamente e outros que vão se envolvendo aos poucos, num crescente gradual.

A intensidade da paixão com que se vive o relacionamento depende sim do que acontece entre ambos, mas também do momento de vida de cada um. É preciso que se tenha essa clareza para que as diferenças no envolvimento não gerem frustração e consequentemente desmotivem qualquer uma das partes.

Por vezes acontece de um estar mais envolvido ou intensamente apaixonado, é comum que sua expectativa seja de que a outra parte tenha o mesmo grau de envolvimento e demonstração; o que pode ser um equívoco, pois ao invés de ser algo para poder curtir, pode, ao contrário, criar pressão ou cobranças incompatíveis com o começo de um relacionamento. Para tanto, é preciso confiar na própria capacidade de envolver o outro e se mostrar da melhor forma, a mais transparente forma possível, deixando os medos e as inseguranças de lado, apresentando suas virtudes, características positivas e agradáveis.

Continua após publicidade

Enfim, procure construír um relacionamento verdadeiro e prazeroso. Não se fixe em expectativas e curta o que estiver vivendo e sentindo.