Estou há meses num emprego novo e ainda não fiz colegas. O que faço?

por Silvia Maria de Carvalho

"Estou há sete meses em um emprego novo, mas até agora não consigo me sentir à vontade com as pessoas do meu departamento. Não fiz muitos colegas e isso é muito importante pra mim, por isso estou sofrendo com a situação. Devo tentar mais um tempo ou procurar outro emprego? Sem contar que a empresa fica bem longe de casa, o que já exige muito de mim"
 

Continua após publicidade

Resposta: Lidar com razão e emoção não é tarefa simples e temos que fazê-la em várias situações da vida. Não há resposta ideal e lidar a com dúvida é mesmo desconfortável.

Se a gente tivesse um manual pra seguir, talvez fosse mais fácil, mas não interessante e surpreendente! Não dá pra pensar que já conhecemos o próximo passo. Às vezes o futuro vem escondido atrás de nós. Essa é a mágica.

Podemos aprender a conviver com a dúvida. Deixar que se acomode em nós, até que possam surgir respostas.

Já dizia Guimarães Rosa: "O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".

Continua após publicidade

Como alguém pode dizer pra você o que está certo ou errado numa situação assim?

Como alguém, que não você mesma, pode decidir o que fazer?

Podemos pensar com você, te ajudar na análise da questão e elaborar um plano de ação.

Continua após publicidade

Plano de ação para lidar com a dúvida

1º) Importante avaliar a necessidade de trabalhar nesse momento pra você.

2º) Você pode buscar outro trabalho enquanto está empregada e dizer aos seus amigos que começou a procurar outro emprego, mesmo trabalhando. Se você sentir segurança, pode conversar com seu chefe atual sobre sua situação nessa empresa. Em último caso, você pede demissão e assim tem mais tempo de buscar outras fontes de renda.

3º) De qualquer forma, sugiro que você faça uma lista de coisas boas e importantes que tem nesse trabalho e coisas ruins, como a distância até sua casa, por exemplo. Visualizando a situação, pode ficar mais fácil decidir o que fazer.

Mais do que te dar respostas, esse exercício de se fazer perguntas é fundamental para poder olhar para as suas necessidades e desejos. E enfim, pesar seu coração e a racionalidade.

A razão pode ser mais fria, mas equaliza as "contas" e coloca alicerce nos sonhos. Os sentimentos dão "alma" e cor. Possivelmente, sem eles, seríamos máquinas de resolver. Portanto, equacionar esses dois polos é a arte da vida! O equilíbrio, quando possível, no meio desse caos que é o cotidiano, nos dá certa paz e tranquilidade. Isso é tudo que podemos. É jogar com as cartas que temos. Ao esperar a melhor carta, corremos o risco de não jogar.

Procure olhar pra si mesma e encontrar aí as respostas. Leve o tempo que precisar e puder levar!