Muito de nosso sofrimento vem do egoísmo

por Emilce Shrividya Starling

O Atharva Veda, uma escritura indiana diz: "Aquele cuja resolução é firme, sabe que o Senhor habita em todos os seres, e ouve as orações de todos". É neste apoio interior, acreditando no Senhor que habita em nós, que vamos sentindo a força interior para suportar todas as dificuldades com coragem e contentamento.

Continua após publicidade

Em cada amanhecer, renove suas promessas, decisões, ideais, sonhos e resoluções. Lembre-se delas e compreenda que o universo lhe ajuda verdadeiramente quando você está trilhando o caminho da luz, do dever, cumprindo o que você veio fazer aqui no planeta Terra.

Todos nós temos que soar aquela nota musical que nos pertence na orquestra do Universo. Todos nós viemos para este planeta, abençoado para evolução, não viemos apenas passear, adquirir posses, passar o tempo ou sofrer.

Para progredirmos no caminho espiritual e mesmo na nossa vida mundana, precisamos ser muito firmes, muito resolutos e muito disciplinados. Quando nossa resolução é instável, a fraqueza, as indecisões, as dúvidas infiltram em cada aspecto de nossa vida e perdemos o interesse pelas coisas boas e espirituais. Deste modo, a persistência, a constância, a paciência são nossas amigas e vão nos levando para nossa meta, para nosso ideal de ser mais feliz.

Não importa quantas vezes você precise recomeçar, o importante é não desistir, é continuar caminhando, é recomeçar a cada novo dia, com um coração cheio de esperança, de bondade, de amor por você, pela natureza, pelas outras pessoas.

Continua após publicidade

Entenda que nós criamos o nosso próprio destino, através de nossos pensamentos, palavras e ações. Nós criamos nossa própria alegria e nosso próprio sofrimento.

Muitas vezes culpamos os acontecimentos, as outras pessoas, ao nosso país, ao nosso destino, aos nossos pais e professores, e até a Deus, por estarmos sofrendo. Colocamos a responsabilidade neles e não em nós. Não compreendemos que muito de nosso sofrimento vem do egoísmo, de só olhar para o próprio umbigo, com uma atitude de vítima.

Mas ao mudar nossa atitude interna, ao mudar o modo que vemos o mundo, nós podemos mudar também nosso destino.

Continua após publicidade

Se nós somos o criador de nosso próprio destino, por que não criar um destino melhor para nós? Saborear cada momento presente, sorrir mais, desfrutar da beleza da natureza, de um pôr-do-sol, de um amanhecer, do sorriso meigo de uma criança, fazer uma boa caminhada, ouvir nossa música predileta, assistir um bom filme, dar uma gostosa gargalhada, viver de maneira mais simples e alegre…

Imagine como seria maravilhoso… você vivendo sem tensões, mais livre, sem ansiedades, com uma mente mais amiga, amável, com autodomínio e paz interior.

Isso realmente é possível. É a meta e a jornada do Yoga. E passo a passo, praticando a hatha yoga, o relaxamento, a meditação, vamos desenvolvendo a arte da serenidade. E alcançando essa alegria interior, essa mente mais estável, com ondas cerebrais e mentais mais calmas.

Vivendo os ensinamentos do yoga, é como se mudássemos as lentes de nossa mente e passamos a ver o mundo como realmente é. Vamos adquirindo um entendimento correto da vida e vamos vivendo com mais sabedoria e despreocupação. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!