Férias são essenciais para pôr o sono em dia

Da Redação

Após muitas provas, horas incalculáveis em frente ao computador e aos livros, alimentação desregrada e noites em claro, enfim, as férias se aproximam e muitas "baladas" estão por vir.  Afinal, é hora de curtir.

Continua após publicidade

No entanto, privar-se do sono pode gerar vários problemas, pois, uma noite maldormida é suficiente para diminuir os reflexos, alterar a personalidade e causar irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento da fadiga e do estresse. Outro fato importante a ser considerado é que uma noite de sono perdida jamais será recuperada.

No período de férias é importante que as pessoas que passaram por um longo período sem dormir adequadamente tenham consciência das necessidades física e psicológica desse ato. "O ideal é traçar uma rotina para que o corpo volte a descansar. É possível que, após algumas noites bem dormidas, o organismo se restabeleça", explica o Prof. Dr. Luis Vicente Franco de Oliveira, especialista em distúrbios do sono.

Muito mais que o número de horas que se passa na cama, o importante é que o sono seja de qualidade.

Para isso, o especialista dá algumas dicas chamadas de higiene do sono:

Continua após publicidade

– Evite a prática de atividades físicas intensas antes de se deitar, assim como as refeições pesadas.

– Durma sempre no mesmo horário, com as luzes apagadas e no silêncio.

– Não tenha televisão no quarto e nem durma ouvindo música.

Continua após publicidade

– Café, chá preto e refrigerante à base de cola também devem ser evitados horas antes de dormir.

Atualmente, um terço da população brasileira sofre com distúrbios do sono.

"Um problema, em especial, causado pela má qualidade do sono pode chamar a atenção dos jovens: homens que dormem mal têm mais risco de ter impotência sexual", finaliza.