Vai casar? Dez dicas para investir na festa sem se endividar

por Eliana Bussinger

1ª) Qual o primeiro passo para quem quer investir um capital para pagar a festa de casamento?

Continua após publicidade

Planejamento é a palavra-chave. Saiba com certeza quanto você pretende gastar na festa. O ideal é que o gasto caiba no orçamento do casal. Não é bom iniciar uma vida a dois com dívidas passadas que não construíram ativos (como casas, gastos com educação, por exemplo). Sabendo quanto custará a festa o casal pode então destinar a parte do orçamento (de cada um) que deverá ser poupada mensalmente.

2ª) O ideal é planejar e começar a investir quanto tempo antes da cerimônia?

No momento da decisão da cerimônia. Ou seja, quanto antes melhor. A menos que você planeje se casar em cinco anos, o que é bem improvável, já que na maioria dos casos as pessoas planejam se casar em um ano ou dois.

3ª) Qual o melhor investimento para o dinheiro da festa?

Continua após publicidade

Investimentos de risco devem ser evitados, porque geralmente uma boa rentabilidade está associada mais ao longo prazo. Investimentos que preservem o capital minimamente é que devem ser escolhidos, principalmente para quem desconhece o funcionamento do mercado de capitais. Investimentos de curto prazo são geralmente os de renda fixa. Ou a boa e velha poupança, que ultimamente anda superando a inflação e tem a vantagem de não ser mordida pelo "Leão".

4ª) Qual a porcentagem máxima da renda mensal do casal deve ser aplicado?

Aqui estamos discutindo sonhos. E sonhos são dificilmente quantificáveis.Há um ditado que diz: "Quando o dinheiro para de entrar pela porta, o amor sai pela janela". Parece pouco romântico, e e´ na verdade, mas os casais precisam ser práticos. O que é possível fazer sem comprometer o futuro? Essa é a pergunta que precisa ser feita. Costumamos acreditar no mercado financeiro que um endividamento que supere 25% da renda das pessoas (exceto a prestação da casa própria e a previdência) é um endividamento excessivo. Eu costumo dizer que tanto para se endividar quanto para investir a porcentagem ideal é aquela que não faz você perder o sono à noite.

Continua após publicidade

5ª) Quais gastos devem ser cortados para atingir a meta de economia?

Aqueles que o casal considerar como caprichos. Pergunte-se sempre: precisamos disso agora, ou poderemos esperar para quando estivermos juntos? Se a resposta for sim, podemos esperar, então não incorra no gasto.

6ª) Quais são os erros mais comuns cometidos pelos noivos na hora de pagar as despesas da festa de casamento?

Acho que a história do "Eu mereço", ou então "Não se casa todo dia, então a festa tem que ser inesquecível". Bem os limites precisam ser estabelecidos. O tamanho da festa nada tem a ver com o amor e muito menos com a realidade que vocês terão que encarar depois.

7ª) Vale a pena parcelar algum serviço ou produto da cerimônia?

Em um país como o Brasil, com juros altos demais, o ideal é o desconto à vista. Ganhar 10% ao ano, líquido, no mercado financeiro nem sempre é fácil. Assim, um desconto na mão de 5%, 10% é muito bom. No entanto, em muitos casos a gente não consegue desconto de jeito nenhum (um dos mistérios do comércio). Assim, parcelar pode ser um bom negócio – se for sem juros e sem desconto. Mas muita gente sai parcelando um monte de coisas e depois se atrapalha com os cheques caindo na conta por alguns meses, encavalando dívidas.. Por isso todo cuidado é pouco.

8ª) Que dica é boa para quem decide casar de última hora e não quer abrir mão da festa?

Abra mão dos presentes e peça a seus amigos e parentes que ajudem na festa. Ou faça a festa em algum lugar onde a consumação seja paga na hora. Avise seus amigos com antecedência sobre o sistema da festa. Os americanos fazem muito isso. Não deixam de fazer festa porque falta dinheiro. Simplesmente todos colaboram. É uma boa técnica.

Meu conselho continua sendo: evite endividamento excessivo.

9ª) Quais são as vantagens de fazer um planejamento financeiro antes de casar?

Tornar seu sonho realidade. Se você não planeja o sonho de casar-se com uma festa pode se tornar exatamente isso: um sonho. Planejar traz as pessoas para a realidade, tornando o sonho mais tangível.

10ª) Caso os noivos tenham se endividado para bancar o casamento dos sonhos, como eles devem proceder para sanar as dívidas e não começar a vida a dois de uma maneira atribulada?

Reafirmo a questão de que começar a vida a dois muito endividado não é nada bom para o amor. Mas se acontecer, comece imediatamento a fazer um orçamento e procure seguí-lo à risca. Determine um prazo para sair das dívidas, evite excessos e caprichos.

Aproveite a nova vida para ficar mais em casa, conhecer melhor o parceiro. Procure divertir-se com coisas que não custem muito. E comece a poupar antes que a vida cobre isso de você.