Minha filha é muito desorganizada e bagunceira. O que fazer?

por Blenda de Oliveira

"Tenho uma filha de 9 anos. Tenho percebido que a cada dia ela está mais desorganizada: tudo que usa deixa jogado; joga a roupa suja fora do cesto; tira o sapato e me deixa falando… Parece que ela esquece e tudo continua na mesma… Estou perdida, não sei como agir, se devo colocar de castigo, ou o que devo fazer para ela se tornar organizada."

Continua após publicidade

Resposta: Provavelmente a sua filha deve estar passando por mudanças próprias do crescimento.

Em alguns momentos a desorganização nos aponta para uma resistência a crescer, um certo temor em assumir responsabilidades.

Você pode ajudá-la colocando para ela limites e estabelecendo alguns combinados que incluam perder algo que ela goste muito caso não colabore.

Ela não precisa tornar-se absolutamente ordeira, mas algo precisará fazer, e se não consegue, que deixe claro e peça a sua ajuda.

Continua após publicidade

O que você descreve é que ela não está dando ouvidos ao seu pedido e à sua ordem.

Seja mais enfática alinhando ao cumprimento dos acordos reforço positivos e ao não cumprimento perdas de privilégios e benefícios. Os reforços positivos são os ganhos que ela tem na colaboração e que nem sempre são materiais, por exemplo, reforçar a capacidade dela em poder mudar, se organizar e crescer. Perdas de privilégios diz respeito aos direitos que adquiriu como ir a casa das amigas, festas, computador etc. Ganhos e perdas devem ser combinados, por isso precisam ser claros e enfáticos.