O que fazer quando seu filho tem preguiça de estudar?

por Rosemeire Zago

"Ele está no segundo grau e não consegue ir às aulas. Já mudou três vezes de escola. Aparentemente não tem problema de aprendizado."

Continua após publicidade

Resposta: É preciso investigar por qual motivo acontece essa falta de motivação. Quando isso começou a ocorrer? Por quais motivos mudou de escola?

Você escreve que ele não tem problemas de aprendizado, mas nem sempre é isso que ocasiona a falta de interesse nos estudos, sendo mais freqüente a existência de conflitos emocionais. Ele passou por alguma situação de estresse decorrente de perda, separação, brigas no ambiente familiar ou entre os amigos? Algo deve ter ocorrido e o importante é investigar a causa que está lhe afetando diretamente.

Uma conversa sincera com ele por alguém que ele confia pode ajudá-lo a juntos identificar e elaborar o que lhe aflige; se não for possível, o mais indicado é ele ir a um psicólogo, caso aceite.

Atenção!

Continua após publicidade

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento