Acabei de descobrir que meu filho é gay. Como lidar com isso?

por Rosemeire Zago

"Já desconfiava e fiquei sabendo que meu filho de 18 anos é gay. Procurei apoiá-lo, mas preciso de uma orientaçao inicial para poder vivenciar juntamente com ele essa "nova" relaçao pai-filho. Como a senhora poderá auxiliar-me neste começo?"

Continua após publicidade

Resposta: Embora hoje tenhamos acesso a tanta informação, muitas pessoas sentem dificuldade para lidar com situações como essa, em geral decorrente da própria dificuldade em aceitar a homossexualidade, fruto de expectativas naturais que os pais têm em relação aos seus filhos.

O fato de saber que seu filho é homossexual alterou algum sentimento seu em relação a ele? Frustrou algumas expectativas que tinha para seu filho? Por qual motivo deve haver uma “nova relação” entre vocês? Pense sobre essas questões e outros sentimentos que possa ter.

Ele continua sendo seu filho e esperando o mesmo carinho, amor que sempre recebeu e agora ainda mais, pelo próprio preconceito que a sociedade impõe, causando muitas vezes intenso sofrimento.

Já perguntou a ele o que ele mais deseja do pai? Creio que seja aceitação e amor incondicional.

Continua após publicidade

Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento