Como chegar num consenso sobre filhos ajudarem financeiramente em casa?

por Blenda de Oliveira

"Gostaria de saber como os filhos (já adultos, incluindo eu, somos três) e os próprios pais poderiam ajudar na casa em termos de dinheiro e tarefas domésticas, sem que ninguém ache que o outro fez menos ou deu mais dinheiro que o outro? Isso tem levado a brigas, tanto com violência verbal quanto física. Desde já, obrigado."

Continua após publicidade

O passo-a-passo para resolver a questão:

1º) A melhor forma de conduzir é buscando o diálogo objetivo. Um de vocês que tenha mais calma e ponderação pode ser uma espécie de mediador.

2º) Combinem uma reunião somente os filhos e cada um vai dizer com quanto e de que jeito pode contribuir. É interessante que a conversa seja conduzida sem a emoção na frente.

3º) Cada um irá dizer qual a sua disponibilidade, mesmo que os outros percebam que poderia ser mais, nesse momento, é importante aprenderem a se ouvir e ouvir os outros.

Continua após publicidade

4º) Num segundo momento vocês irão firmar um compromisso. É interessante que vocês escrevam a tarefa e a responsabilidade de cada um. Essa combinação será válida por 30 dias, após esse período vocês devem voltar a se reunir para avaliar o que pode melhorar e o que vem dando certo.

5º) Essas situações são carregadas de conflitos na família às vezes em razão de conflitos antigos e mal resolvidos na relação com os pais e entre irmãos. Há uma crença que ajudar é sinônimo de exploração. Por isso, antes de qualquer coisa, precisam aprender a conversar. Dessa forma insultos, violência física não serão aceitas, mas serão acolhidas as reclamações e discutidas sempre em reunião. É uma forma de evitar as explosões.

6º) Talvez não tenha êxito logo na primeira vez, mas deve insistir e evitar responder no tom da agressão.

Continua após publicidade