Como perceber se estou tendo sonhos premonitórios?

por Rosemeire Zago

Resposta: Sonhos premonitórios podem revelar situações muito antes delas acontecerem. Por exemplo, se sonhar com alguém que conhece sofrendo um acidente considere a mensagem, mas também interprete pela simbologia, considerando quais os aspectos da personalidade dessa pessoa te chamam mais atenção e qual relação pode ter com sua vida atual.

Continua após publicidade

Caso sonhe com você tendo um acidente, interprete da mesma forma: considere o aviso, e tome cuidado, mas também interprete pela simbologia, ou seja, o que significa um acidente para você? Está sendo descuidado em alguma área de sua vida? Nem sempre quer dizer que irá sofrer um acidente. Ou seja, as duas formas devem ser consideradas, pois como não sabemos se é um aviso ou não, devemos considerar a premonição, mas também sua simbologia.

É importante lembrar que a interpretação dos sonhos em geral, requer a assistência de um profissional qualificado, porém vale lembrar que o melhor intérprete sempre é o próprio sonhador, desde que entenda a teoria para a interpretação, pois os sonhos querem dizer algo para quem sonha.

Pode ser que tenhamos vários sonhos premonitórios e nem nos damos conta disso?

Resposta: Sim, pode ser que não se lembre, pois muitas pessoas que afirmam que não sonham, o mais provável é que não se lembrem de seus sonhos, pois todos sonham todas as noites. Ou pode acontecer de lembrar, mas não relacionar com sua vida, nem buscar interpretar.

Continua após publicidade

Podemos esquecer sonhos que não queremos lembrar. Há muitas razões para isso, como se houvesse uma resistência para perceber situações ou sentimentos que foram bloqueados. Mas também outros fatores como cansaço, remédios, álcool, drogas, podem interferir na recordação do sonho.

O que significa quando esses sonhos premonitórios são recorrentes?

Resposta: Os sonhos recorrentes são muito importantes. Há pessoas que sonham o mesmo sonho desde a infância. Os sonhos se repetem quando nos falta perceber alguma coisa ainda não compreendida ou após um trauma muito forte (assalto, seqüestro, estupro). Tendem a aparecer até resolver a situação, consciente ou inconscientemente. Geralmente são mensagens importantes que devem ser analisadas com atenção, podendo representar dor, medo, ou sentimentos que foram reprimidos e que devem ser reconhecidos. Após ser interpretado e elaborado conscientemente, ele tende a não mais aparecer. É comum acontecer em estresse pós-traumático.

Continua após publicidade

Há alguns meses sonho com algumas colegas da escola
Foram quatro colegas e no dia seguinte quando chego à escola a pessoa está usando a mesma roupa do sonho. Isto aconteceu quatro vezes

Resposta: Você pode ter tido um sonho premonitório, mas creio que por ser recorrente, sua interpretação requer um aprofundamento. Não é possível interpretar um sonho sem conhecer seu histórico. Mas uma hipótese é que o fato relevante talvez não seja elas estarem usando as mesmas roupas, isso só nos afirma que além de ter sido recorrente, houve uma coincidência significativa, e que provavelmente está mostrando algo relacionado a essas quatro colegas, como suas características positivas ou negativas, ou o que você pensa sobre elas, ou a relação que tem com elas, deve ser analisada. O que essas pessoas significam para você? O que elas te transmitem? O que pode estar relacionado com algum conflito interno? É importante que você faça essas perguntas a si mesmo e busque uma resposta até identificar alguma relação do sonho com sua realidade interna.