Gripe ou resfriado: identifique a diferença e saiba quando interromper a atividade física

Da Redação

Tosse, espirro e nariz congestionado? Como saber se você está resfriado ou gripado? É aconselhável praticar exercícios físicos quando se está doente?

Continua após publicidade

De acordo com o médico pneumologista João Geraldo Simões Houly, o melhor a fazer é vestir roupa leve, tênis confortável e correr para a academia. “Os exercícios físicos, quando realizados de forma moderada, podem reduzir consideravelmente os sintomas relacionados a resfriados e auxiliar na recuperação da gripe”.

O médico faz um alerta para os que estão gripados. “A atividade física não é recomendada quando o paciente apresenta febre alta, fraqueza, dores no peito e nas juntas. Se não tratada adequadamente, a gripe pode evoluir e ser um fator facilitador de infecções mais graves, como pneumonia, infecção nos ouvidos, sinusite, amidalite, e ainda agravar crises de asma. Exercitar-se, então, aumenta a vulnerabilidade do organismo e desidrata o paciente. Nesses casos, o ideal é a pessoa iniciar um tratamento médico e descansar bastante”.

Simples regra para distinguir gripe de resfriado

Houly ensina uma regra simples para verificar quando os sintomas indicam um resfriado. “É a ‘regra do pescoço’. Dores leves na região da cabeça e nuca, irritação na garganta e obstrução nasal são comuns em resfriados. Assim que esses sintomas aparecem, não é necessário interromper os exercícios físicos”.

Continua após publicidade

Estudos divulgados pelo American College of Sports Medicine mostram que a prática de esportes é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas de um resfriado, já que estimula as células do sistema imunológico que combatem a infecção.

O pneumologista indica alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão da doença. “É necessário levar sempre as mãos à boca antes de tossir ou espirrar, evitando assoar o nariz próximo a outras pessoas também. A ingestão de líquidos durante a atividade física é fundamental para hidratar o organismo e manter a temperatura corporal”.