Fisioterapia deve ser feita diariamente ou em dias alternados?

por Milena Liste

"Estou fazendo fisioterapia para tratar de artrose no joelho, epicondilite e bursite de quadril (com ultrassom, tens, micro-ondas e infravermelho). Fui informada na clínica, que não se deve fazer todos os dias, mas sim em dias alternados para o organismo ter tempo de absorver o tratamento. Procede essa informação?"

Continua após publicidade

Resposta: Teoricamente, a orientação procede.

Uma célula fabrica proteínas. A célula muscular, ou seja, uma fibra muscular, ao se metabolizar, seja após um exercício, seja numa lesão da fibra (por trauma, queimadura, corte-ruptura), ela fabrica aminoácidos e recompor a fibra muscular e o seu conjunto perfaz o tecido muscular. Esse metabolismo demora, se estimulado corretamente, entre 15 a 45 dias. O estímulo correto seria para a fibra muscular, exercício de fortalecimento, alongamento e repouso.

Para o tendão ou cartilagem articular, as células são os condroblastos. Estes fabricam proteínas com alto percentual de colágeno, o que refaz um tendão inflamado, como as "ites" da vida. No seu caso, a epicondilite, tendinite e bursite são clássicos exemplos. Porém, o tempo para um condroblasto metabolizar sua proteína (rica em colágeno) é em torno de 90 a 180 dias. Além do que o colágeno formado é bem molinho, fácil de ser lesado novamente. Ele deve demorar ainda mais uns 30 dias ou mais para "endurecer", se tornando resistente para executar sua tarefa.

Você está recebendo técnicas analgésicas,anti-inflamatórias e outras que aceleram o metabolismo dos condroblastos. Essas técnicas alguns profissionais não utilizam diariamente; preferem alternar os dias. Porém, numa reabilitação, como no seu caso, seria necessário uma terapia manual (como uma massagem) no quadril e cinesioterapia motora (exercícios físicos para "endurecer" o colágeno recém-formado, além de diminuir o edema profundo). A hidroterapia seria a melhor estratégia para o tratamento. Na minha opinião, se bem distribuídos, as técnicas fisioterápicas que voce deve receber, poderão ser realizadas diariamente sem interrupção. Na clínica, o que nos falta são pacientes que possam comparecer diariamente.

Continua após publicidade

Então, realmente fica a critério do seu profissional selecionar o seu tratamento. Errado não está, mas pode ser otimizado, visto que você possui disponibilidade de ir diariamente.

Boa recuperação.