Apesar de me sentir frustrada com meu ficante, não consigo sair fora dele

por Anette Lewin

"Amei seu texto e preciso muito de sua ajuda.  Amo um cara e estou com ele há dez meses, ficando… e não consigo sair fora de jeito nenhum. Ele sempre some quatro, cinco dias e depois aparece como se tivesse tudo normal. Quando tomo atitude de não querer mais, ele vem atrás dizendo que gosta, coisa e tal. Sempre volto atrás. Mas quero pôr um fim e jogar a real com ele e não sei como dizer isso."

Continua após publicidade

Resposta: Dizer isso a ele só vai ser possivel quando você souber o que pode e o que não pode esperar dessa relação.

Parece que ainda existe, na sua cabeça, a possibilidade de transformar o comportamento de seu ficante em algo mais próximo do que você quer. Mas será que você sabe exatamente o que quer de uma relação amorosa?

Sim, porque cada pessoa consegue imaginar cenas do que gostaria de viver em sua parceria amorosa. Mas a dinâmica dessa vivência não é tão fácil de imaginar…Você sabe qual o comportamento que espera de seu ficante agora, mas será que esse mesmo comportamento satisfará você a longo prazo, caso a relação continue?

Veja bem: seu ficante some e você gostaria que ele não sumisse, certo? Caso isso acontecesse, e ele ficasse grudado em você o tempo todo, será que você se sentiria melhor? Ou será que escolheu esse ficante justamente porque ele é uma pessoa sobre a qual você não tem controle e isso te mobiliza? Pois é, talvez sua escolha tenha se baseado apenas numa sensação e não numa avaliação mais cuidadosa; talvez ficar esperando que seu ficante corra atrás de você depois de dias de sumiço traga uma sensação de eterno recomeço, o que não deixa de ser prazeroso.

Continua após publicidade

E então, você quer mesmo por um fim nisso?

Ficar sozinha por um tempo e/ou buscar uma nova pessoa que seja mais responsável, goste mais de você e tenha vontade de vê-la todos os dias?

Baixa autoestima e gostar do outro

Continua após publicidade

Sim, é possivel encontrar essa pessoa. Desde que você não a rejeite no primeiro encontro por ser muito grudenta, sem graça, sem pegada…; desde que consiga amar alguém que a ame tambem e não deixar que problemas de autoestima façam você gostar de quem não gosta tanto assim de você; e desde que aceite um vinculo amoroso com alguém que se proponha a construí-lo junto com você sabendo perdoar erros, comemorar acertos e solidificá-lo através das conquistas conseguidas com empenho e dedicação.

Talvez, só depois desse processo, fique mais claro para você o que é amar alguém. E fique mais fácil decidir se é hora de terminar com essa brincadeira de gato e rato onde você só se sente querida pela sua ausência e não pela sua presença.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento