DESTAQUES

Irmãs gêmeas brigam muito! Como lidar...

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
O que existe é uma permanente discussão em que impera a força

por Blenda de Oliveira

"Olá tenho 21 anos e somos irmãs gêmeas. Meu problema são as brigas constantes que tenho com minha irmã. Brigamos praticamente todos os dias! Moramos sozinhas, fazemos faculdade, então tivemos que optar por morar longe dos pais. Eles já não aguentam mais ver tantas brigas nossas. Já procurei psicóloga para mim, porém minha irmã é muito estourada. Ela grita muito e isso tira qualquer pessoa do sério, ela não consegue enxergar suas atitudes, só o que os outros fazem contra ela; é do tipo que tem o pensamento assim: 'Se você não der um passo para mudar, eu também não vou dar; se você mudar eu mudo'. Porém, já tentei de tudo ao meu alcance, sei que não sou perfeita, nem a pessoa mais tolerável do mundo. Mas ela é tudo ao extremo, conviver com ela é difícil demais. Será que tem algum jeito desta situação mudar?"

Resposta: É bastante esperado que irmãos briguem, mas o que me descreve parece ser uma situação insustentável.

Já pensou em morarem separadas?

Se isso não for possível, por questões de ordem material, sugiro que procurem um profissional da área de psicologia que trabalhe com mediação de conflitos.

Sozinhas ou sozinha considero difícil uma mudança, já que o repertório adotado por vocês já está viciado em respostas prontas, defesas construídas e ataques prontos. É preciso que um terceiro se coloque entre vocês. Alguém que possa traduzir o que não estão conseguindo ouvir e ofereça, a partir de vocês, caminhos alternativos para um diálogo.

É bastante claro que não há qualquer possibilidade de diálogo. O que existe é uma permanente discussão em que impera a força, a imposição e a não liberdade.

Considero urgente que busquem ajuda juntas ou decidam caminhos diferentes de convivência.

A situação pode se agravar e ter desfechos bem desagradáveis.

Boa sorte!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.