Irmãs gêmeas brigam muito! Como lidar…

por Blenda de Oliveira

"Olá tenho 21 anos e somos irmãs gêmeas. Meu problema são as brigas constantes que tenho com minha irmã. Brigamos praticamente todos os dias! Moramos sozinhas, fazemos faculdade, então tivemos que optar por morar longe dos pais. Eles já não aguentam mais ver tantas brigas nossas. Já procurei psicóloga para mim, porém minha irmã é muito estourada. Ela grita muito e isso tira qualquer pessoa do sério, ela não consegue enxergar suas atitudes, só o que os outros fazem contra ela; é do tipo que tem o pensamento assim: 'Se você não der um passo para mudar, eu também não vou dar; se você mudar eu mudo'. Porém, já tentei de tudo ao meu alcance, sei que não sou perfeita, nem a pessoa mais tolerável do mundo. Mas ela é tudo ao extremo, conviver com ela é difícil demais. Será que tem algum jeito desta situação mudar?"

Continua após publicidade

Resposta: É bastante esperado que irmãos briguem, mas o que me descreve parece ser uma situação insustentável.

Já pensou em morarem separadas?

Se isso não for possível, por questões de ordem material, sugiro que procurem um profissional da área de psicologia que trabalhe com mediação de conflitos.

Sozinhas ou sozinha considero difícil uma mudança, já que o repertório adotado por vocês já está viciado em respostas prontas, defesas construídas e ataques prontos. É preciso que um terceiro se coloque entre vocês. Alguém que possa traduzir o que não estão conseguindo ouvir e ofereça, a partir de vocês, caminhos alternativos para um diálogo.

Continua após publicidade

É bastante claro que não há qualquer possibilidade de diálogo. O que existe é uma permanente discussão em que impera a força, a imposição e a não liberdade.

Considero urgente que busquem ajuda juntas ou decidam caminhos diferentes de convivência.

A situação pode se agravar e ter desfechos bem desagradáveis.

Continua após publicidade

Boa sorte!