Entenda o efeito dominó da gentileza e do mau humor nas suas relações

por Thaís Petroff

É comum ouvirmos alguém se queixar que uma pessoa foi rude e agressiva; relatar que se sentiu ignorado ao contar algo para um conhecido ou que foi mal atendido num estabelecimento …

Continua após publicidade

O que essas situações têm em comum, é que alguém de algum modo "feriu" e alguém saiu "ferido".

Você já parou para se perguntar se você pode ter alguma responsabilidade nisso?

Já refletiu o quanto o humor e/ou emoções das pessoas à sua volta podem ser influenciados pelas suas ações?

Já pensou o quanto as pessoas com quem você tem contato também se relacionam com outras pessoas e também podem influenciá-las de alguma maneira?

Continua após publicidade

Quando percebemos as relações em efeito dominó, ou seja, que algo ao ocorrer com determinada(s) pessoa(s) pode mexer emocionalmente com ela(s), dependendo do modo como ela(s) percebem a situação e, consequentemente, através de seus comportamentos (influenciados pelo seu humor e emoções), elas podem então influir na vida de outras pessoas.

Ao notar isso, passamos a enxergar o quanto uma ação nossa pode desencadear algo que se espalha para muitas outras pessoas e inclusive retornar a nós mesmos.

Será que o mau atendimento da moça do caixa do mercadinho pode estar ligado à frieza no trato do seu namorado com ela hoje pela manhã, o qual estava chateado, pois sua mãe foi agressiva com ele quando ele lhe telefonou pedindo ajuda e ela resmungou que tudo sempre sobra para ela; tudo isso após a mesma ter chegado ao seu trabalho (como empregada doméstica em sua casa) e você ter descontado o seu mau humor nela, já que seu marido te avisou que teria que ficar trabalhando até mais tarde hoje. Percebe o ciclo se fechando? Percebe o quanto nossas ações podem adquirir uma escala que a princípio nem nos dávamos conta?

Continua após publicidade

Temos o poder de poder influenciar tanto negativamente quanto positivamente as pessoas com quem temos contato. Se você se incomoda e se chateia com o mau trato de outras pessoas em relação a você, como será o seu tratamento em relação aos outros? Se te tratassem assim como você geralmente trata as outras pessoas, você se sentiria bem? O quanto você sorri para os outros? O quanto é gentil? O quanto perdoa? O quanto oferece auxílio? O quanto é amoroso(a)? O quanto abraça ou faz um carinho? O quanto escuta?

Reflita sobre isso e perceba que suas pequenas ações podem fazer muita diferença.

Você já fez alguém sorrir hoje?