Depois que engravidei meu marido se afastou de mim. O que faço?

por Anette Lewin

"Acho que ele não gosta mais de mim. Acabei de ter o bebê e ele continua a mesma coisa. Será que acabou nossa relação?"

Continua após publicidade

Resposta: A fantasia de ser mãe, para as mulheres que desejam engravidar, é a que mais mobiliza, encanta, amedronta, alegra, enfim, a que mais mexe com seu emocional.

Embora o planejamento de um filho envolva, em geral, mãe e pai, quis a natureza que a gravidez fosse uma vivência feminina. Pelo menos na nossa espécie.

Assim, a não participação física do homem na gestação, pode levá-lo a se sentir excluído e afastar-se, inconscientemente, da dupla mãe-filho.

É possível e desejável envolver o pai com seu concepto (concebido) desde o inicio da gravidez. Afinal, somos seres pensantes e em nossa sociedade mãe e pai são responsáveis por sua prole até a maioridade. Essa responsabilidade é instintiva na mãe que carrega o concepto, mas não no pai. Portanto, é necessário que o pai seja envolvido de forma mais racional e certamente isso dependerá da postura materna com relação à situação.

Continua após publicidade

Muitas mulheres ficam tão encantadas com a gravidez, principalmente a primeira, e esquecem que têm marido! E quando lembram, muitas vezes é só para pedir ajuda para carregar as coisas, levá-las aos lugares, enfim, querem ser endeusadas ao invés de construirem uma dupla que está gerando, em conjunto, uma nova pessoa.

Nossa leitora diz sentir que seu marido deixou de gostar dela depois que engravidou. Ela deve avaliar se seus comportamentos podem estar associados a esse afastamento.

Miniteste:

Continua após publicidade

Por que o marido se afastou após a gravidez?

1ª) Será que o futuro papai foi envolvido no processo gestacional de uma forma correta?

2ª) Foi passado para ele, talvez inconscientemente, que ele está ali como um elemento figurativo?

3ª) Às vezes em que ele tentou participar, suas iniciativas foram bem recebidas ou criticadas?

4ª) Ele pôde escolher alguma roupinha para o bebê ou o que valeu foram apenas as escolhas maternas?

Pois é… se você respondeu não à maioria das perguntas acima, talvez seu marido não deixou de gostar de você, apenas afastou-se porque se sentiu colocado de lado.

Caso isso tenha acontecido, ainda é tempo de chamá-lo de volta e envolvê-lo na nova família que se formou.

Outro motivo para o afastamento dos futuros papais das mães durante a gravidez é a percepção masculina de que o papel de mãe é incompatível com o papel de mulher.

Alguns homens têm medo de ter relações sexuais e machucar o bebê; outros simplesmente não conseguem achar uma mulher grávida atraente. Pois é, coisas da educação em nossa sociedade.

Nesses casos cabe à futura mamãe desmistificar esses tabus: mulher grávida pode ser atraente e sexo durante a gravidez é permitido sem problemas!

Conciliar diferentes papéis familiares é tarefa delicada, principalmente quando a família cresce e novos elementos se agregam. Como num jogo de xadrez, o movimento de qualquer peça implica numa reformulação de toda a estratégia para que o jogo funcione. No caso da internauta, caberia repensar e resgatar um lugar para o marido, agora também pai, nessa nova família. Afinal, ninguém gosta de se sentir figurante nas relações amorosas.