Dia a dia: cuide bem dos dez itens que podem fazer sua relação dançar

por Eduardo Yabusaki

Apresento aqui 10 dicas sobre situações corriqueiras, mas que merecem atenção em qualquer momento do relacionamento, para que não venham gerar transtornos e, consequentemente, desgastes no relacionamento.

Continua após publicidade

1- Diferença sociocultural

Quando um dos pares é de origem mais humilde e o outro mais abastado. Pode aparecer tolo pensar nessa questão, mas é um fator de grande interferência. Além de terem hábitos muito diferentes, têm referências de vida que podem gerar constrangimentos ou divergências de conceitos e valores, e assim provocar distâncias intransponíveis. Um das formas de se contornar isso, é um se colocar no lugar do outro.

2 – Trabalho da mulher fora de casa

Por mais que possa parecer ridículo (e machista!), ainda têm homens em pleno século XXI, que não se sentem confortáveis com essa situação da mulher trabalhar fora e ter seu próprio dinheiro. Se ela ganhar mais então é mais difícil ainda. Aos machistas de plantão, revejam seus conceitos.

Continua após publicidade

3 – Comportamento social inadequado de um dos parceiros

Por exemplo, quando um não respeita o outro em público ou mesmo quando bebe em excesso numa festa. Esse tipo de situação pode gerar um grande constrangimento ao outro e causar rupturas no relacionamento.

4 – Amigos

Continua após publicidade

Quando não compartilhados, podem ser geradores de conflitos na medida em que influenciam no comportamento do par.

5 – Família de origem

Se não houver limites claramente estabelecidos, a família pode ser invasiva ou mesmo geradora de problemas quando acha que pode ajudar ou mesmo opinar quando não solicitada.

6- Filhos

Certamente sempre muito bem-vindos e desejados, porém se não observados como forte fator de interferência na intimidade do casal, acabam por invadir o relacionamento; lembrando que quem estabelece os limites aos filhos são os pais e não o contrário.

7- Comunicação

Falhar nesse quesito no relacionamento pode se um fator contundente para a sua ruptura. Afinal, seja para discutir ou chegar a um bom entendimento o diálogo é fundamental.

8 – Dificuldade financeira

Pode levar o relacionamento a um desgaste tão grande que torna a convivência insustentável.

9 – Confiança

É primordial, é o alicerce de um relacionamento. Se não há confiança mútua, no mínimo se cria uma fantasia em relação a uma possível pulada de cerca do outro.

10 – Boa sexualidade

Intimidade e namoro precisam estar presentes. Num relacionamento duradouro é comum alternar fases mais intensas com fases mais tranquilas. Mas quando o sexo deixa de acontecer ou de ser importante é sinal de um alerta para o casal reciclar sua vida afetiva e sexual.

Nem sempre tudo tem que estar bem o tempo todo, mas pelo menos quando algo não estiver, isso precisa ser identificado para não gerar angústias ou fantasmas. Dessa forma a questão pode ser avaliada e resolvida sem grandes traumas ou ressentimentos.

Cuidar do relacionamento é essencial para sua longevidade, reciprocidade e boa convivência