Seu corte de cabelo combina com você?

por Sonia Corazza

Mudar o estilo de corte de cabelo radicalmente, optando por um ainda não experimentado é mesmo muito difícil. Para prever se o resultado final ficará totalmente do seu agrado, é preciso observar alguns pontos. Mas deixá-los longos, médios ou curtos é uma questão de personalidade.

Continua após publicidade

Regras básicas para não errar

Existem algumas regras que sempre ajudam a definir um corte de cabelo, independente da moda.

Mulheres altas de ombros largos e cabeça pequena

Devem evitar cabelos curtos, batidos na nuca, pois a cabeça parece ficar desproporcional ao corpo.

Continua após publicidade

Mulheres de pescoço longo e queixo grande

Ficam bem com franja volumosa e corte abaixo do queixo.

Orelhas grandes desaparecem em baixo dos cabelos com um corte desfiado e mais comprido nas laterais.

Continua após publicidade

Cabelos longos "achatam" as baixinhas.

Cabelos curtos e batidos na nuca alargam o rosto, e combinam com rostos compridos.

O corte Chanel curto com franja, fios retos e na altura das bochechas afina os rostos redondos.

A importância do rosto

O rosto é o identificador característico da pessoa, é particular, único, salvo raras exceções, como os gêmeos. De maneira geral os rostos são caracterizados em: oval, redondo, quadrado, retangular, triangular e losangular. Vá para a frente do espelho e observe o que vê. Quais são seus traços principais?

Oval

Divida o seu rosto em três partes. Primeiro da raiz dos cabelos na testa até as sobrancelhas, e outra desse ponto até a extremidade do nariz, e desta até a ponta do queixo, teremos três partes iguais, com a largura um pouco maior na testa, afinando até o maxilar superior e que termina ovalada no queixo.

Se você é a felizarda que tem esse tipo de rosto, pode comemorar. Para esse formato de rosto qualquer tipo de corte se amolda perfeitamente. Você pode usar curtíssimo, tipo Fernanda Young, ou todo repicado e longo, à la Bündchen.

Redondo

Como é indicativo do nome, é praticamente idêntico nas medidas da altura e largura. O uso mais apropriado é de franjas e o corte até os ombros com volumes laterais para harmonizar rosto e cabelos. A Rita Lee é um bom exemplo de quem mantém o modernismo deste corte por tantos anos.

Quadrado

Possui as medidas mais ou menos idênticas na largura da testa e dos maxilares. No geral a largura é pouco menor que a altura do rosto.

Cortes indicados: longos ou curtos com volumes laterais, repicados ou com pontas irregulares que afinem os traços do rosto. A Casseta Maria Paula, é um bom exemplo deste estilo.

Retangular

Apresenta as características do rosto quadrado, porém maior ainda no comprimento. O corte deve ser repartido do lado ou franjas irregulares, longos ou curtos. Os cabelos devem emoldurar o rosto, nunca presos ou puxados para trás. É só olhar para a Angélica, que dá pra entender tudo!

Triangular

Sua largura maior é na testa, descendo essa largura vai se estreitando até o maxilar superior, acentuando o estreitamento até o queixo, afinando.

O corte deve proporcionar harmonia para a largura da testa, com franjas ou cabelos soltos que cubram as laterais do rosto dando volume sobre as orelhas. A Darlene do folhetim Celebridade (Rede Globo) interpretada por Débora Secco usa bem este conceito de corte.

Losangular

A largura vai se estreitando, partindo da linha dos olhos até a raiz dos cabelos e, da linha dos olhos até a linha da ponta do nariz, mantém largura idêntica e se estreita até a ponta do queixo.

Corte com volume, franja grande cortada pela altura do queixo dando a impressão de ter sido cortada a alguns meses, ondas largas, cabelos soltos.