Separei judicialmente, mas meu ex-marido não sai de casa. O que faço?

por Anette Lewin

"Separei-me judicialmente faz um mês. Não tínhamos bens nenhum para dividir. Mas meu ex-marido ainda mora comigo na casa que era de meus pais, e não tem para onde ir no momento. Deixei que ficasse aqui por uns tempos, mas estou muito mal, pois não me sinto bem para retomar minha vida"

Continua após publicidade

Resposta: É necessário que você comece a estabelecer prazos.

Não ter para onde ir é relativo

Não ter para onde ir é uma questão muito relativa, a não ser que seu ex-marido não trabalhe e não tenha nenhum parente ou amigo, não é? Talvez ele tenha que viver sem tanto conforto, talvez ele acredite que ficando ao seu lado ainda possa reconquistá-la. Enfim, parece que ele não quer sair. Daí a não poder…

Com relação a você, para que não se sinta tão constrangida, lembre-se que às vezes nada como uma situação difícil para fazer com que a pessoa tome uma iniciativa e resolva fazer algo por si mesma.

Continua após publicidade

Talvez, seja essa a oportunidade para que seu ex-marido comece a depender mais dele mesmo e menos dos outros.

Mas… como lidar com a situação?

Converse com ele de uma forma racional, sem agressões e mostre para ele que o tempo para que ele se adapte à nova realidade já está terminando. Seja assertiva, mas cuidadosa. Explique que você precisa ficar sozinha para se reorganizar pois, afinal, uma separação é dolorosa para ambas as partes.

Continua após publicidade