O homem de conhecimento exercita a disciplina no seu caminho

por Carminha Levy

Mergulhando no universo xamânico de Carlos Castañeda, mais ensinamentos do seu Mestre D. Juan.

Continua após publicidade

– O que todo novo vidente (homem de conhecimento) necessita é desenvolver um intenso interesse por 'ver' o brilho da consciência e desenvolver três conjuntos de técnicas que se tornam sua pedra angular na busca do domínio da consciência. O primeiro é a espreita, o segundo é a intenção e o terceiro é o domínio do sonho.

A espreita surgiu da observação de que quando os guerreiros se comportam algum tempo de modo fora do habitual, suas emanações interiores começam a brilhar. Espreita exige um comportamento sub-reptício (oculto) diante das pessoas. A espreita, portanto, traz para o homem de conhecimento, um mistério que na verdade não possui. Espreitar é meramente um comportamento diante das pessoas que leva a pessoa a agir rapidamente, sem ter que pensar muito – é mágico.

O domínio da intenção, justamente com a espreita, tornam-se as duas obras primas dos novos videntes ou homens de conhecimento. Para tal é necessário, através da 'visão' dominar a energia da força do 'alinhamento'.

Pode-se 'ver' como o brilho da consciência aumenta em tamanho e intensidade quando as emanações interiores são alimentadas com as emanações livres do mundo. A energia que se produz é a 'vontade'. A vontade responde pela percepção do mundo dos eventos comuns e renova o alinhamento para dar um sentido de continuidade à percepção.

Continua após publicidade

Surgiu assim o que D. Juan chama de 'intenção' que é a orientação proposital da vontade – a energia do alinhamento.

A terceira técnica surgiu quando os homens de conhecimento perceberam que 'ver' as emanações é terrivelmente perigoso, corre-se um risco mortal. Como escudo protetor, desenvolveram o 'sonhar' em estado normal de consciência. Por ser muito perigoso este só pode ser desenvolvido com o completo controle da consciência, pois os 'sonhadores', são muito vulneráveis.

No nosso estado normal de consciência, temos incontáveis defesas, mas durante o 'sonho', emanações inusuais (mal qualificadas) podem invadir o sonhador, misturando-se com as boas emanações.

Continua após publicidade

'Sonhar', assim como 'espreitar', começa com uma simples observação do que ocorre e nos ensina a manejar nosso corpo sonhador. Os sonhadores precisam atingir um equilíbrio muito sutil, pois o sonho não pode ser comandado pelo esforço consciente do sonhador.

Só a força ou a fraqueza interior dos 'sonhadores' pode livrá-los das ciladas que surgem do 'sonhar'.

Os homens de conhecimento podem cair nestas ciladas tornarem-se fracos, compulsivos e caprichosos. Daí a necessidade das regras rígidas de disciplina do caminho do homem de conhecimento. Só através de praticar a impecabilidade do Guerreiro, o " sonhador" pode equilibrar o esforço não consciente com a força sutil e criar o "corpo sonhador", cheio de força interior. Uma vida de impecabilidade leva inevitavelmente ao sentido de sobriedade que só você pode conseguir com sua força de vontade cotidiana.