Homens possessivos têm baixa autoestima

por Tatiana Ades

Os personagens Laerte (Gabriel Braga Nunes) e Luíza (Bruna Marquezine) mostram o dia a dia de um relacionamento perigoso e patológico.

Continua após publicidade

A trama de Manoel Carlos nos alerta sobre traços iniciais percebidos num parceiro perigoso: Laerte ao conhecer Luiza se mostra sedutor e romântico, disposto a qualquer coisa para torná-la feliz e vivenciar um conto de fadas.

Esse comportamento inicial pode ser típico de um homem possessivo.

Identifique se seu parceiro age como um homem possessivo:

1º) Tem uma forma carismática de se aproximar;

Continua após publicidade

2º) Esbanja charme em excesso: toda essa conquista (ou sedução), pode se transformar em possessividade;

3º) Começa a demonstrar sintomas de ciúme brando e, com o tempo, com maior intimidade, passa a ter um ciúme que sai do controle: controla quem você pode ou não ver, com quem pode sair, qual roupa deve usar e formas de agir.

Todo esse controle, intensidade e ciúme podem muitas vezes confundir a mulher, que enxerga os atos desse homem como prova de amor.

Continua após publicidade

O controle é um sintoma típico de baixa autoestima, onde a necessidade de ter o outro apenas para si mesmo se transforma num jogo perigoso que pode terminar em tragédia em muitos casos.

É muito importante que as mulheres observem seus parceiros com devida atenção e tenham sempre a atenção voltada ao lado racional e não apenas ao emocional.

Exercer poder sobre o outro é o oposto de amar

Um homem que define o que você pode ou não fazer e com quem, não está te amando, está te controlando por uma necessidade dele de poder e veja bem: poder é o oposto do amor.

No amor saudável, gosta-se das atividades que dão prazer ao outro; a família do parceiro nunca representa perigo; os amigos devem ser respeitados e as escolhas pessoais e de trabalho encorajadas.

Quando se ama de forma saudável, o desejo de ver o outro independente e feliz é intrínseco; não há ciúme exagerado e nem tampouco inveja e manifestações de raiva.

Enfim, os sintomas do homem possessivo aparecem e são claros. É preciso ter coragem para saber se desfazer de um relacionamento onde as emoções estão muito entregues e a razão muito cega. Ser refém de necessidades narcísicas de outra pessoa, é estar se condenando a um final muito infeliz.

Consequências de se envolver com um homem que tem ciúme patológico:

– Ficar com sua autoestima cada vez mais baixa;
– Perder ou ganhar muito peso;
– Ter crises de pânico;
– Ficar com depressão.