Elas me tratam mal: submissão do homem ou incoerência da mulher?

por Anette Lewin

"Sou um homem que se dedica totalmente à mulher amada. E isso ocorre em todos os relacionamentos que tive e tenho. Mas acontece que depois de algum tempo, percebo que a mulher começa a me tratar com certa indiferença e frieza, chegando até a me humilhar por qualquer coisa que eu faça. Isso me faz sofrer muito. Cheguei à conclusão que não vale a pena tratar com tanto carinho e dedicação as mulheres que amo. Acho que as mulheres gostam de homens infiéis e não gostam tanto de serem bem tratadas. O que realmente ocorre com elas? Sempre reclamam do tratamento ruim, mas quando recebem muito carinho, atenção e dedicação parecem não querer mais depois de algum tempo. Como entender essa incoerência?"

Continua após publicidade

Resposta: A lógica que você usa parece um pouco simplista demais. Talvez, assim como você se apressa em tirar conclusões, pode estar se apressando em agradar as mulheres com quem se relaciona e, isso sim, pode afastá-las. As mulheres gostam de ser bem tratadas, mas as necessidades de cada uma podem ser diferentes. E ninguém descobre essas necessidades imediatamente.

Conhecer alguém leva tempo e requer um olhar sensível e constante. Nesse sentido, o seu conceito de agradar deve ser reavaliado. O melhor agrado que você pode dar a uma mulher é fazê-la sentir-se específica, única e não uma entre tantas. Dar flores, presentes, ligar todos os dias pode funcionar no início de uma relação, mas não é suficiente para mantê-la. Além disso, as mulheres são volúveis! Aquilo que as agrada hoje pode não agradar amanhã, diferente dos homens que, em geral mantêm suas preferências por longo tempo.

Ouço muitas queixas de homens que por exemplo levam a mulher a um restaurante o qual ela diz que gostou. Depois de algum tempo, ele insiste em voltar ao mesmo restaurante já que ela gostou. Só que ela acaba achando chato ir sempre ao mesmo restaurante, e ele diz:

– Puxa, mas eu achei que você gostava!

Continua após publicidade

Ela diz:

– Gostava, mas não gosto mais, quero experimentar outros restaurantes. Ele se ofende. Mulheres gostam de variar e homens são capazes de gostar do mesmo prato por anos a fio….

Enfim, mais um motivo para estar sempre atento e entender quando algum agrado já se esgotou para ela.

Continua após publicidade

Outro ponto a ser avaliado é o quanto essa atenção descrita por você não é excessiva, traduzindo, na verdade, uma insegurança. Ninguém gosta de alguém grudado o tempo todo. A relação amorosa pressupõe um tempo para fantasiar, pensar no próximo encontro, imaginar o próximo beijo e, se você está sempre presente impede o devaneio, tão agradável para os enamorados.

Além disso, um dos ingredientes que temperam a paixão é o desconhecido. Se você não dá espaço para que sua companheira sinta um pouco de insegurança com relação a você, talvez se torne muito previsível e deixe de mobilizá-la rapidamente. Entenda: fazer alguém sentir insegurança não é tratar mal, é apenas entender as regras de um jogo e o que o mantém.

Existem, é claro, mulheres que, por insegurança ou baixa autoestima, só se "apaixonam" por homens que as maltratam, mas não é a regra. Se você é um homem que gosta das mulheres e gosta sobretudo de tratá-las bem, não tente ir contra essa tendência. Apenas aprimore-a através das reflexões acima e outras que você poderá fazer.