Grande diferença de idade acelera desgaste na relação?

por Anette Lewin

"Tenho 23 anos e meu namorado 42. Há alguma possibilidade de ocorrer uma decepção com ele com o passar dos anos devido à diferença de idade?"

Continua após publicidade

Resposta: Qualquer relação amorosa, passada a fase da paixão, pode trazer alguma desilusão. A diferença de idade, por si só, dificilmente trará maiores decepções.

Essa diferença pode trazer apenas alguns desconfortos mais específicos desse tipo de vínculo, como por exemplo divergências de interesses no campo do lazer, necessidade sexual e outros.

Como driblar a diferença de idade?

O que faz a diferença é como o casal lida com essas divergências. Se cada um conseguir se colocar no lugar do outro e respeitá-lo não há diferença de idade que possa atrapalhar. Agora se cada um se concentrar apenas nos seus interesses e não for capaz de negociar, a relação se tornará pesada. E muitas vezes, a culpa será jogada na diferença de idade.

Continua após publicidade

Parece óbvio? Pois é. O sucesso no jogo do amor, apesar de parecer tão complicado se baseia nessas pequenas regras óbvias e quase banais. Que muitas vezes são esquecidas e trocadas por outras que envolvem culpados e inocentes, mais velhos e mais novos, melhores ou piores. Em qualquer jogo cada tem sua vez de jogar, e o respeito a essa regra básica determina seu sucesso. Por que no jogo do amor seria diferente?