Idealizar o outro pode gerar tensão nos relacionamentos

por Saulo Fong

A expectativa idealizada de uma pessoa é uma das principais causas de conflito, dor, sofrimento e frustração nos relacionamentos.  

Continua após publicidade

Cria-se uma tensão na relação, quando alguém projeta uma ideia baseada nos próprios desejos e necessidades de como a outra pessoa deve se comportar, sentir ou ser no futuro. Tanto a pessoa que criou a expectativa, como a pessoa idealizada, poderão se sentir desconfortáveis com essa tensão.

A pessoa com essas expectativas tem o olhar focado no futuro e, muitas vezes, não percebe como a outra pessoa é no presente. Em algumas situações, ela até sabe como essa pessoa se manifesta no dia a dia, mas não aceitando-a do jeito que ela é, gera uma expectativa de que conseguirá mudá-la no futuro. Essa atitude costuma causar muitas frustrações, pois são baseadas na crença de que temos o poder de mudar o outro. Mas quando isso não acontece, a frustração é quase  inevitável.

A pessoa objeto da expectativa também sente a pressão de se enquadrar na projeção do outro, principalmente se houver algum vínculo emocional. Ela sente essa pressão, pois deseja agradá-lo ou manter uma relação harmoniosa. Entretanto, caso o comportamento ou atitude esperada pela outra pessoa vá contra seus valores e crenças, ela se encontrará num dilema interno entre seguir aquilo que é importante para ela ou se adaptar para agradá-la. Em ambas as situações, ela terá adiante o desconforto consequente dessa escolha.

A situação poderá ficar ainda mais complicada, caso ambas tenham expectativas idealizadas, fazendo com que se sintam pressionadas a se encaixar no modelo projetado pela outra pessoa.

Continua após publicidade

Três passos para poder lidar com a situação:

1º) Uma solução para resolver esse problema é focar a atenção no momento presente, aceitando o outro do jeito que ele é, não esperando nada em troca e não projetando uma versão idealizada de como ele deve se comportar, agir, sentir ou ser.

2º) Perceber que cada ser humano é único e é influenciado por inúmeras variáveis que estão além de seu controle. Isso poderá ajudá-lo a deixar de criar expectativas.

Continua após publicidade

3º) Ao aceitar cada pessoa como ela é, somos capazes de transcender os julgamentos e o desejo de mudá-la, desenvolvendo assim relações mais harmoniosas, saudáveis e transformadoras.