Como lidar com a impulsividade?

por Rosemeire Zago

"Sou impulsiva e isso tem me prejudicado muito em todas as áreas de minha vida. Sempre fui assim e sofro desde criança. Sempre afasto as pessoas de mim por causa do meu jeito de ser." 

Continua após publicidade

Resposta: A impulsividade geralmente está relacionada com a ansiedade.

Você se considera uma pessoa ansiosa?

O que é ansiedade? Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, caracteriza-se por uma preocupação excessiva com situações triviais do dia-a-dia, causando muitos transtornos. É um estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo ardente, uma aflição, uma incerteza quanto ao amanhã. É a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer.

Relacionada com o futuro, o vir a ser e não o agora. Nega o presente, o que tem agora. Tudo que está relacionado com o daqui a pouco, o amanhã, é ansiedade. Quanto mais expectativa, mais ansiedade.

Continua após publicidade

Quando os sintomas como: preocupação descontrolada, inquietação, irritabilidade, apreensão, tensão muscular e problemas de concentração tornam-se persistentes, afetando os hábitos e padrão de vida comum é chamado de Transtorno de Ansiedade Generalizada TAG.

O fato de perceber que é impulsiva já é um grande passo para que possa buscar a origem de sua ansiedade. Você provavelmente fala sem pensar, quer que as coisas aconteçam no seu tempo, muitas vezes não respeitando as outras pessoas, o que pode fazer com que se afastem de você. Para que consiga mudar o mais indicado é fazer psicoterapia. Isso a ajudará se conhecer mais e entender as origens de seu comportamento e assim obter maior controle sob suas emoções.

Atenção!

Continua após publicidade

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento