Meu noivo não quer sexo. O que faço?

por Anette Lewin

"Tenho 30 anos e meu noivo 35. Estamos juntos há três anos e a nossa relação poderia ser perfeita, exceto por ele não querer fazer sexo. Isso acontece muito raramente, e quando começo a fazer carícias mais íntimas, ele já fica bravo, dizendo: “Ih, já vai começar…”

Continua após publicidade

Resposta: A sexualidade  ainda é cercada por uma série de tabus que acabam interferindo na educação que recebemos. Em algumas famílias fala-se de sexo como algo pecaminoso. Na maioria das famílias nem se fala disso. Pode ser que, de alguma forma, a sexualidade, na cabeça de seu noivo, não esteja bem resolvida. Alguns homens, ainda hoje, fazem uma divisão entre "mulher para transar e mulher para casar" e não sabem direito como se comportar sexualmente com a  mulher "direita". Por outro lado, existem homens mais sexualizados, outros menos. Alguns gostam do jogo sexual, outros o encaram como uma obrigação. Enfim, existem várias hipóteses que podemos levantar para explicar o comportamento dele. Mas hipóteses não resolvem o problema, não é? O mais importante é que você converse com ele e tire suas dúvidas. Pergunte aos poucos, tente entender o que o deixa  mais ligado e o que o inibe. Coloque-se ora numa posição mais ativa, ora mais passiva para ver como ele reage. Existem homens que se sentem incomodados quando a mulher toma a iniciativa e muito estimulados quando a mulher resiste. Sexo é um aprendizado. Uns aprendem mais rápido, outros mais devagar e outros, simplesmente não gostam ou têm uma sexualidade diferente da convencional. Tente entender o que é sexo para ele.

Minha esposa não tem iniciativa para o sexo já há alguns anos
Ela diz que sempre chega ao orgasmo, mas que o difícil para ela é o inicio. Já conversamos, e ela diz que não quer se separar por gostar muito de mim. Eu não sei se devemos investir num tratamento psicológico ou nos separar, mas gosto muito dela.
 
Resposta: É bastante comum as mulheres resistirem a tomar a iniciativa, sexualmente falando, em função de serem treinadas para um comportamento mais contido. Talvez, no início do relacionamento, na fase da paixão, elas consigam se livrar das amarras da educação que tiveram e ser mais ativas. Depois de um tempo, porém, essa resistência volta. Mesmo assim, sua esposa consegue chegar ao orgasmo, o que sinaliza que ela não está tão reprimida assim. Se o problema é apenas esse, separar-se seria uma atitude radical uma vez que vocês se gostam. Tente não levar tão a sério esse comportamento dela. Converse bastante e, se necessário, procure ajuda de um profissional.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento