Inexperiência sexual pode atrapalhar obtenção de prazer da parceira?

por Margareth dos Reis

Resposta: A inimiga potencial em situações nas quais a pessoa se sente insegura é a ansiedade.

Continua após publicidade

Via de regra, o contato com o novo, com o desconhecido costumam despertar fantasias infinitamente mais ameaçadoras do que se pode constatar de fato na realidade. Em relação à inexperiência sexual não é diferente.

As dificuldades que acompanham as primeiras experiências íntimas podem elevar sobremaneira o nível de ansiedade e atrapalhar a obtenção do prazer sexual. É comum começar a vida sexual de forma meio atrapalhada, mas isso pode acontecer em um curto período, até que se consiga relaxar e ficar mais confortável na situação.

A experiência sexual bem-sucedida não combina com qualquer tipo de preocupação, como por exemplo, o medo de que a sua inexperiência sexual venha a prejudicar o prazer da sua parceira. É preciso encarar cada fase da vida como uma oportunidade para novos aprendizados que sempre poderão ser aperfeiçoados com incontáveis repetições. Não é assim, por exemplo, que acontece na dedicação à vida acadêmica, aos esportes, ao aprendizado de um instrumento musica,l etc?

Quanto mais se concentra e se aplica no que faz mais, se percebe o talento para se fazer melhor! Na vida sexual podemos incluir a importância de ter alguém com quem você se sinta à vontade para estabelecer um clima descontraído para ambos se conhecerem bem e extraírem o máximo de informações de como um pode agradar o outro na intimidade. Ter um certo grau de ansiedade diante de diversas situações da vida é normal e é o que faz você se sentir mobilizado e estimulado para a ação. Caso contrário, a ansiedade elevada tem o efeito de atrapalhar e até paralisar a pessoa para a ação.

Continua após publicidade