Temos uma boa sintonia sexual, mas o sexo não vai bem

por Eduardo Yabusaki

Para atingir um grau de satisfação e intimidade no relacionamento a dois, é preciso antes que o casal estabeleça o que é importante em relação aos desejos e fantasias de ambos.

Continua após publicidade

A ideia do par de que entre quatro paredes vale tudo pode ser enganosa e mesmo nociva ao relacionamento. Afinal, nem sempre o que é fantasiado será realmente bom ou prazeroso quando experimentado. Por isso, é importante o diálogo para estabelecer limites nessa tênue fronteira entre o campo da fantasia e da realidade para que não ocorram surpresas desagradáveis.

Fantasiar uma terceira pessoa na cama ou um personagem (por exemplo: professor, diarista) ou ter uma terceira pessoa na transa é completamente diferente. Outra coisa, o limite é estabelecido pelo casal e não existem regras de certo ou errado, mas um não deve ir além do que o outro permitir. A fantasia só é saudável, quando é saudável para ambos.

Lógico que falar o tempo todo pode não ser o melhor caminho. Afinal, se tudo for muito previsível, corre-se o risco de perder o encanto e tornar o sexo rotineiro e enfadonho. Sempre afirmo a importância de se estimular a criatividade dentro de um limite que sejam bom para os dois.

Estresse, intimidade e motivação sexual

Continua após publicidade

Estresse no trabalho ou um mesmo um grande problema para resolver, sempre interferem na motivação e no prazer sexual. Afinal, o estresse consome energia e compromete a criatividade. Isso ocorre inclusive com casais que se conhecem muito bem tanto na vida afetiva como na sexual.

O caminho pode parecer difícil, por isso é fundamental que ambos falem sobre questões que pareçam óbvias, mas que acabam gerando mágoa ou ressentimento exatamente por não terem sido consideradas. Um exemplo disso é achar óbvio demais falar sobre sua exaustão por conta do trabalho, mas para quem está com o problema, pode ser reconfortante ser acolhido e compreendido pelo seu par. Por isso é importante que um se coloque SEMPRE no lugar do outro.

A satisfação sexual será plena quando AMBOS puderem viver o sexo com prazer, alegria e descontração.

Continua após publicidade