Insatisfação na vida a dois pode se manifestar em explosões; saiba lidar com a situação

por Eduardo Yabusaki

Sempre que se pensa em qualidade de vida, fala-se de saúde, finanças equilibradas e satisfação profissional e pessoal.

Continua após publicidade

Entretanto, pouco se reflete ou se avalia como está o relacionamento e sua qualidade, seja na convivência a dois ou no casamento.

Na realidade temos pouco espaço de tempo e disposição emocional para esses questionamentos. Entretanto, isso é essencial para que possamos sempre nos contextualizar em relação ao que vivemos, bem como em relação aos desejos que cada uma das partes tem no relacionamento.

Explosões: acumular desejos e expectativas sem expressá-los é a principal causa

De tempos em tempos, é importante que um participe ao outro o que pensa, deseja ou espera do relacionamento, desde questões cotidianas, como sonhos e ideais que podem mudar com o passar do tempo.

Continua após publicidade

É comum toda essa insatisfação acumulada vir à tona durante uma briga ou discussão em forma de explosão: um desabafo de mágoas e ressentimentos decorrentes de divergências, o que é extremamente nocivo e ineficaz.

Ocultar essas expectativas ou não falar do que mudou para você é muito arriscado, pois em algum momento a necessidade se fará presente e para não pegar o outro de surpresa, ou mesmo ser pego de surpresa, é importante se antecipar e sempre deixar um bom canal de comunicação aberto para tratar de qualquer assunto.

Um bom exemplo dessas mudanças é quando uma das partes que sempre gostou de férias na praia, e não suporta mais o calor ou o forte Sol, mas suporta silenciosamente de forma contrariada e angustiada. Ela precisa rapidamente identificar seu incômodo e expor para que não venham a ter problemas em futuras viagens e possam discutir alternativas.

Continua após publicidade

Ou então a mulher que sentiu no casamento, já há um bom tempo, a falta do namoro com aquela saudável saída semanal, como ir a um cinema e comer uma pizza depois.  Enfim, a lista pode ser enorme de acordo com a vida de cada casal.   

Muitos deixam de falar por medo de propor mudanças
  
Mudar é inerente à vida de qualquer pessoa e consequentemente pode trazer mudanças para o relacionamento. Assim ajustes ou readaptações são necessários e, para um bom entendimento, a comunicação é o principal veículo. Não se deve temer o desconhecido, mas sim fazer dele uma mola propulsora para um maior conhecimento e aproveitamento da vida a dois.