Como lidar com conflitos e inseguranças em relação às práticas sexuais

por Arlete Gavranic

Fala-se muito em sexo, parece que tudo pode e deve ser vivido prazerosamente por todas as pessoas. Isso cria autoexigências, principalmente para a mulher, que 'deveria' estar muito bem-resolvida e decidida a aproveitar tudo que aparecer na sua vida sexual.

Continua após publicidade

Cuidado, nada na sua sexualidade deve ser vivido por modismo. O sexo deve ser vivido simplesmente com prazer. Mesmo assim, muitas se perguntam: o que fazer quando pintar o conflito e a insegurança em  experimentar determinadas práticas sexuais?

Primeiro: que fique bem claro! Você não é obrigada a fazer nada que não lhe agrade.

Segundo: não existe prática sexual imoral, apenas gostos diferentes.

Quais são as situações sexuais que mais geram conflitos?

Continua após publicidade

Há alguns anos atrás para grande maioria das mulheres os conflitos eram: fazer ou não sexo oral, sexo anal ou até mesmo falar de suas fantasias sexuais.

Hoje, acrescentem-se a essas, as seguintes: fazer sexo sem camisinha, fazer sexo em locais públicos; se devem permitir o parceiro filmar a transa (medo desse material ficar público); experimentar o ménage à trois (sexo a três); fazer swing; clique aqui leia, e práticas sadomasoquistas.

Todas essas práticas são possíveis de serem vividas, se forem desejadas e não trouxerem riscos à parceria. Para que essas ocorram, é importante que não haja pressão por parte de um dos parceiros, fazendo com que o outro se sinta constrangido ou ameaçado, com medo de perder o ‘amor’ do outro, se não topar. É importante que a ameaça de solidão não seja uma moeda de troca sexual.

Continua após publicidade

Para transar sem preservativo é importante que você tenha certeza de que seu parceiro tenha feito o teste de HIV, ter certeza se você confia na relação estável de vocês.  O número de mulheres é o que mais cresce entre pessoas infectadas com HIV, mesmo casadas e em relações estáveis.

Quem pular a cerca, talvez até por impulso, não deve esquecer de usar o preservativo. Enfim, avalie sua confiança e seu desejo de correr riscos. 

E sobre filmar a transa de vocês?

É preciso cuidado, já que muito material caseiro é veiculado na Internet. Veja se há uma relação de confiança plena, se num caso de rompimento, esse material não poderá ser publicado por vingança. Caso deseje muito curtir isso, você pode combinar de guardar o material ou mesmo destruí-lo depois de assistirem, para que não sejam feitas cópias.

E fazer sexo em local público?

Nem sempre é fácil conseguir relaxar, mas se essa é uma de suas fantasias sexuais, você pode tomar alguns cuidados para se expor menos, como procurar locais públicos ‘mais reservados’ Mesmo porque, fazer sexo em local público é crime de atentado contra o pudor; e quase todos os lugares hoje são monitorados com câmeras.