Como superar insegurança para fazer algo que nunca fiz?

por Silvia Maria de Carvalho

"Sou um rapaz de 27 anos e sinto insegurança para realizar coisas que nunca fiz. Até hoje não tirei carteira de motorista, nunca namorei e desisto muito fácil das coisas. Não terminei minha faculdade e quando vou fazer as coisas, sempre paro no meio do percurso. Não sei se isto é um bloqueio mental, mas é muito ruim, pois fico frustrado por estabelecer objetivos e não realizá-los. Independente dos esclarecimentos que a senhora possa me dar, gostaria de saber se é melhor eu procurar um psicólogo ou psiquiatra?"

Continua após publicidade

Resposta: Situações novas causam desconforto. Não acontece só com você. Insegurança diante de situações que nunca vivemos é um sentimento esperado, comum para nós, humanos. Tendemos a resistir.

Por outro lado, queremos fazer de novo o que já sabemos fazer. Assim se criam os hábitos. De tanto repetir certos comportamentos, já nem pensamos mais e agimos. Não é coincidência que sabemos fazer bem feito aquilo que repetimos várias vezes.

Imagine que você tem dez matérias para estudar. É bem possível que comece por aquela que tem mais facilidade e deixe por último a mais difícil de entender. Portanto, a chance de se sair melhor na disciplina que mais conhece é grande e a de continuar sabendo menos a que desconhece, também.

O cérebro está o tempo todo buscando maneiras de poupar esforço e vai pelo caminho mais rápido. A não ser que você lute contra um hábito e encontre novas rotinas, o antigo padrão irá se desenvolver automaticamente.

Continua após publicidade

É preciso sim ter objetivos na vida, como você mesmo mencionou: tirar carteira de motorista, namorar, terminar a faculdade. Ninguém, nem mesmo você, poderá te tirar do lugar em que está, se você não tiver um “porquê”.

Depois de estabelecer sua meta, é importante fazer algumas considerações sobre a aprendizagem.

Cinco dicas para aprender a aprender:

Continua após publicidade

1ª) Aprendizagem é um processo, não um fim. Tem altos e baixos. Curvas e retrocessos. Não é uma linha reta. O sucesso nem sempre está à nossa frente. Às vezes está escondido atrás de nós e mistura as pistas.

2ª) O desconhecido envolve riscos. Quando optamos por aprender, esperamos ser recompensados de alguma maneira, mas para isso é necessário que sacrifiquemos temporariamente a competência e o controle. É preciso perder-se por um tempo. É exigido de nós tolerância para frustração e para a confusão. Temos que agir sem saber bem o que vai acontecer. É assim para todos os mortais.

3ª) Ao longo da vida, a quantidade de erros será sempre maior que a de acertos. Pessoas com resultados extraordinários não são diferentes de nós. Elas tentam mais, persistem mais e erram mais. Não culpam o mundo e nem a si próprias pelas adversidades. Sabem que os problemas que enfrentam são temporários. Levantam e fazem outra vez.

4ª) Há algo importante para aprender: divertir-se com os erros, não ser tão sério. Errar muitas vezes. Experimentar. Mudar de lugar. Errar outra vez. E mais uma.

5ª) Não se concentre apenas na chegada, aproveite o caminho.

Acho que um psicólogo pode te ajudar nesse processo e te encaminhar para um psiquiatra, caso ele considere necessário.