Minha mãe se mete muito no meu namoro. O que fazer para ela parar?

por Anette Lewin

"Oi, venho por meio desta mensagem lhe fazer uma pergunta. Chamo-me *Marisa tenho 16 anos e nesses últimos dias estou tendo vários conflitos com minha mãe. Sempre que brigamos choro… e brigamos muitas vezes por causa do meu namorado. Ela fica se intrometendo no meu namoro. O que posso fazer para ela parar?"

Continua após publicidade

Resposta: Primeiramente, você tendo apenas 16 anos, ainda precisa de alguém que se preocupe com você e esteja a seu lado para orientá-la. Tanto a lei quanto o bom senso dizem isso! Talvez nesse momento o fato de ter uma mãe impedindo que você faça o que quer, pareça desconfortável e chato. Quase todas as meninas da sua idade pensam assim. Mas certamente algum dia você entenderá melhor os motivos de sua mãe. Por enquanto, o melhor é usar essa situação para aprender a dialogar ao invés de chorar. O choro certamente não ajudará você a conseguir a tão sonhada liberdade. O diálogo sim. Se você, frente a uma dificuldade, consegue apenas chorar, como é que sua mãe vai acreditar que você está madura para namorar quem você quiser e como você quiser? E se seu namorado contrariá-la? Você tambem vai ficar chorando? Percebe como é importante você aprender a usar argumentos e atitudes mais maduras antes de ter o aval de sua mãe para agir como bem entender no campo amoroso?

Outra coisa: se você discute com sua mãe por causa do namorado, deve estar havendo por parte dela alguma resistência. Talvez ela não o conheça suficientemente bem ou não goste dele. Você certamente dirá: "mas eu é que tenho que gostar!". É verdade. Bem… em termos. Uma pessoa que já passou por certas experiências na vida, como sua mãe, talvez enxergue coisas que você ainda não consiga enxergar.

Nesse sentido, se você acha que ele é uma pessoa honesta, correta e não o " monstrinho" que sua mãe está vendo, o melhor é criar possibilidades para que sua mãe o conheça melhor; leve o para sua casa, estimule um bate-papo entre eles… enfim, prove por atitudes que ele merece confiança.

Se o problema, porém, é que você não está tão certa assim sobre as intenções e o caráter desse namorado. Bem, aí a coisa é mais complicada porque você não vai poder apresentá-lo para sua familia. Talvez mesmo que você convide, ele nem queira ir. Nesse caso, pense bem se vale a pena ficar com essa pessoa, pois você terá que arcar com um namoro às escondidas e com as consequências de uma possível decepção. E chorar sozinha… Está preparada?

Continua após publicidade

Bem, depois de refletir sobre tudo isso, procure enxugar as lágrimas, respirar fundo e tentar olhar para sua mãe como uma aliada, não como uma inimiga.

Coloque seus pontos de vista, lute pelo que você quer e, sobretudo, saiba ouvir o que ela tem a dizer para você. Certamente muita coisa que pode ser útil para que você consiga amadurecer e se tornar uma pessoa digna e responsável pelas suas escolhas.

* nome fictício

Continua após publicidade