Como utilizar a intuição no dia a dia?

por Rosemeire Zago

Resposta: É preciso definir o que seja intuição. O termo foi tirado do pensamento filosófico para denotar a capacidade da mente de perceber ou "ver" determinadas verdades. A tarefa geral da intuição é transmitir percepções e até informações via inconsciente.

Continua após publicidade

Segundo o psiquiatra Carl Gustav Jung, (1875-1961) a intuição é uma função da psique (mente), do lado direito do cérebro, muito mais afetivo e irracional, e que sempre acontece sem justificação lógica. É um modo particular de perceber a realidade.

Quanto mais uma pessoa se conhece, eleva seu autoconhecimento, mais tem consciência de suas máscaras e mais perto se encontra do self, termo utilizado por Jung para definir o verdadeiro eu, mais a intuição irá aparecer.

Creio que o importante não seja buscar técnicas ou receitas prontas sobre como utilizar a intuição. O mais importante é 'ouvir' e considerar essa voz interna quando a mesma aparecer e não ignorá-la.

Todos já ouviram falar que nada adianta buscar as respostas que deseja no externo, pois se encontram dentro de você. Se quiser decidir algo, escolher um caminho, deve ouvir sua própria voz que diz o que fazer. Nem sempre as pessoas ouvem a si mesmas, estão sempre procurando o conselho de outras, mas quanto mais se ouvir, mais a intuição irá surgir.

Continua após publicidade

A intuição está relacionada com a autoconfiança, ou seja, ouvimos quem confiamos, se você não tem o hábito de se ouvir, provavelmente não confia em si, porém, quanto mais respeitar sua intuição, sua voz interior, mais confiará em si mesmo.

Para que a intuição se torne sempre presente é importante se conhecer, permitir ouvir sua voz interna, aquela que diz: "faça isso e não aquilo, vá por aqui e não por ali, não entre nesse relacionamento, cuidado", entre outros avisos, que na verdade são verdadeiras mensagens do inconsciente.

Para utilizar a intuição no dia a dia, simplesmente ouça e respeite as mensagens que recebe.

Continua após publicidade