Vale a pena inventar desculpas para não fazer sexo?

por Sandra Vasques

"Namoro há sete meses um cara superlegal, que me ama e me dá toda a atenção do mundo. Mas de uns dois meses pra cá não tenho tido prazer em nossas relações. Às vezes chego a inventar desculpas para não fazermos sexo. Eu gosto muito dele, mas essa situação está complicando nossa vida. Me ajude."

Continua após publicidade

Resposta: Não, não vale a pena inventar desculpas para não fazer sexo e não resolver o problema que está levando a isso.

Quando uma mulher não sente orgasmo e inventa desculpas para não transar, ao invés de falar claramente o que está acontecendo, ela em primeiro lugar está se boicotando e em segundo lugar, prejudicando o relacionamento.

Se ele pergunta o que está acontecendo e ela não fala, ele não pode fazer nada a respeito. Se o homem não entende o que está acontecendo, pode encarar as constantes negativas como uma reprovação, ficar inseguro ou ficar irritado por se sentir desrespeitado. Agora, se ele não fala a respeito, ignora, pode ter receio de abordar o assunto e ouvir o que não quer ou por outro lado, achar que é um problema da mulher e que ele tem que respeitar e dar um tempo pra ela resolver. Assim, não encarar o que está causando o desprazer, além de não resolver a situação, pode causar outros problemas.

Se a mulher gosta mesmo do parceiro, o acha interessante, mas encontra dificuldades para ter satisfação sexual, é preciso avaliar qual é o impedimento, abrir o jogo e investir na possibilidade de acertar a relação.

Continua após publicidade

Falta de prazer + prós e contras de inventar desculpas para não fazer sexo

Vamos olhar para as duas questões envolvidas: o desprazer e os prós e contras de inventar desculpas para o sexo.

Para entender o desprazer, primeiro a garota pode começar por avaliar a si mesma. Se não está deprimida e está com a avaliação da saúde em dia, e tinha facilidade em sentir o orgasmo com o parceiro e agora não acontece assim, fica a pergunta:

Continua após publicidade

Qual é a barreira que passou a existir entre vocês?

Houve algum comentário dele que fez você ficar com vergonha de seu corpo ou com medo do julgamento dele a seu respeito na hora do sexo?

Ou então, você começou a ter dúvidas se deveria estar transando com ele?

Será que não está se prevenindo de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis e está com medo de engravidar ou se contaminar?

Porque se a mulher se sente inibida, insegura, amedrontada, pode não conseguir se permitir viver as sensações de prazer e então o orgasmo não vai acontecer. Pense a respeito.

Em segundo lugar é preciso pensar no relacionamento. Aconteceu algo entre vocês que a deixou magoada, frustrada? Porque quando uma mulher se sente mal cuidada, entristecida, traída pelo parceiro, isso afeta profundamente a possibilidade de um envolvimento verdadeiro na hora do sexo. Outra questão: será que ele, apesar de demonstrar tanto amor, na hora do sexo é muito contido, repetitivo, pouco criativo, ou então é muito ousado e propõe fantasias e carícias que você não gosta? Porque se não há sintonia, harmonia entre o casal, um gosta de um jeito muito diferente do outro e não conseguem se comunicar para negociar um jogo sexual que seja gostoso para os dois, pode ficar muito incômodo viver esse momento.

Enfim, será que, mesmo ele sendo tão legal, você começou a ter dúvidas sobre querer estar mesmo com ele?

Pense sobre esses aspectos para poder resolver a verdadeira causa da falta de desejo e de prazer. Não fazer isso é como tomar antitérmico para baixar uma febre, sem procurar saber o que a está causando. Ela pode até passar, mas vai voltar e voltar e se houver um problema grave, só vai complicar o problema e dificultar a cura.

As desculpas só são válidas, por um breve período, se você estiver usando esse tempo para pensar a respeito do que a incomoda. Mas sempre é bom comunicar o parceiro, deixando claro que há um incômodo que você precisa resolver e que no momento não tem como dividir com ele, e que isso tira sua vontade de transar.

É claro que ele vai ficar ansioso por entender e saber o que há e resolver a situação, principalmente se ele gosta de você. Além disso pense bem, evitar o sexo porque não sente prazer e inventar falsas desculpas por razões totalmente pessoais; obriga o parceiro a ficar sem sexo, que pra ele parece ser bom. Qual é a vantagem que ele leva com as suas desculpas? Você está decidindo por ele o que você acha que é melhor e não está dando a oportunidade dele decidir e agir como achar melhor.

Encarar de frente nossas dificuldades muitas vezes não é fácil porque exigem uma tomada de decisão e administrar consequências que podem exigir de nós enfrentamentos que procuramos evitar até agora; conflitos com a pessoa que amamos; ou até trazer tristeza para a outra pessoa. Mas só assim, teremos a oportunidade de viver com prazer o sexo nosso de cada dia.