Quando um irmão critica muito o outro, qual pode ser a causa?

por Blenda de Oliveira

"Acho que meu irmão se sente inferior a mim, sempre que tem oportunidade me ataca com palavras, me critica em relação a tudo que faço e a tudo que penso, e me compara a ele às vezes."

Continua após publicidade

Resposta: Conflitos dessa natureza entre irmãos quase sempre são resultados de uma história mais antiga. Quase sempre os pais estão incluídos no desenrolar desses conflitos, pois podem ter, quase sempre de forma inconsciente, criado situações em que um ou outro filho tenha sido preferido ou favorecido em detrimento de outro.

Uma outra possibilidade é que na vida adulta cada irmão tenha tomado caminhos diferentes, criando uma distância no que diz respeito as afinidades, interesses ou estilo de vida. O que pode haver é que por algum motivo, seu irmão tenha algum tipo de ressentimento, nem sempre bem formulado por ele, mas que se expressa por ataques verbais, comparações ou críticas nem sempre bem fundadas.

Busquem interesses comuns

Se tiver oportunidade e tranquilidade tente uma aproximação em que possam trocar coisas que sejam comuns a vocês. É preciso encontrar interesses em que encontrem afinidade, por exemplo, às vezes ambos gostam de um tipo de programa que pode satisfazer os dois e que durante esse tempo não precisem falar sobre o que está acontecendo. Buscar uma diversão que esteja em sintonia com os dois. Outra possibilidade é verem juntos em casa um jornal ou um filme, mas, vale frisar, evitar discussões polêmicas sobre temas que vão levar ao problema dos dois. Agora é um momento de aproximação.

Continua após publicidade

Se não for possível, tente não reagir, pois os motivos para as provocações não são aqueles que parecem. Precisaríamos da versão do seu irmão para afirmar mais alguma coisa.