Comparação entre irmãos? Saiba lidar com a situação

por Rosemeire Zago

"Meu maior problema é o relacionamento com minha mãe. Sou a filha do meio. Tudo que faço é comparado com a irmã mais velha ou a mais nova. Isso me deixa sem personalidade, e o pior, eu já não sinto tanto carinho pela minha mãe. Recebo mais carinho e compreensão de amigos do que em casa. Às vezes acredito que nasci sem ser desejada."

Continua após publicidade

Resposta: A comparação em geral, seja com qualquer pessoa, apesar de ainda ser tão comum, realmente afeta o valor que a pessoa tem de si mesma.

Quando a comparação começa ainda quando criança, fase em desenvolvimento e que necessita da aceitação e segurança do amor dos pais, é como se registrasse em seu inconsciente que o outro é melhor, podendo gerar assim um conflito entre o que ela é e o que esperam que ela seja, e uma necessidade, consciente ou inconsciente, de querer provar que é melhor.

Quando isso ocorre, é importante que aprenda a se defender, principalmente quando adulta, verbalizando que não gosta de ser comparada a ninguém e acreditar que tem seu próprio valor, mas se ainda assim o sentimento de menos valia continuar, o mais indicado é fazer uma psicoterapia para elaborar esses conflitos internos que podem prejudicar todas as relações em sua vida.

Ficar se lamentando do que foi feito e como foi feito, em nada mudará a realidade, o importante é saber como lidar com tudo que ocorreu, como diz a frase de Sartre:

Continua após publicidade

“Não importa o que fizeram com nós,
o que importa é aquilo que fazemos
com o que fizeram de nós”

Filho do meio é, em geral, desprezado pelos pais?
Pode sofrer de complexo de inferioridade em relação aos outros irmãos; ou isso tudo é puro mito?

Resposta: Um filho pode se sentir desprezado e inferior independente de sua posição entre outros irmãos. Se perguntarmos a cada um, seja ele primeiro, segundo, terceiro, quarto, etc., cada um terá suas próprias queixas.

Continua após publicidade

O que depende mesmo é como os pais o trataram ou o tratam e como ele próprio se sente em relação ao tratamento recebido, isso é que deve ser levado em consideração.

Os motivos que fazem com que os pais desprezem um filho podem ser os mais variados, mas é importante considerar que cada um nasce em momentos diferentes, e nem sempre conhecemos por quais experiências esse pais passaram durante a gestação, crescimento, e que pode sim afetar diretamente os sentimentos despertados nos filhos.

Por tudo isso, sempre enfocamos a responsabilidade que cada um de nós tem em buscar entender seus próprios sentimentos e conflitos para obter a paz interior.