O que é a Janela de Johari?

por Roberto Santos

"Gostaria de saber que efeito tem a Janela de Johari ao se aplicar numa organização?"

Continua após publicidade

Resposta: A Janela de Johari é um conceito muito bem "sacado" dos anos 60 de dois americanos – Joe e Harry, daí o nome do modelo (vide figura ao lado), que trata das relações entre pessoas e do relacionamento entre membros de uma equipe.
Ampliação da área aberta melhora relações interpessoais

Entre duas ou mais pessoas, há aspectos sobre elas que são conhecidos por ambas ou todas as partes — que se situam na área aberta — existem outros que eu posso conhecer sobre mim, mas não comunico e não deixo ninguém saber — esta é minha área secreta, onde guardo minha agenda oculta.

Outros aspectos podem ser percebidos pelos outros mas eu mesmo não me dou conta — estes fazem parte de minha área cega. Finalmente, há aqueles aspectos que nem a própria pessoa e nem os outros conhecem. Estes estão no domínio do Inconsciente e não interessam no campo organizacional que estamos tratando. A relação entre duas ou mais pessoas tendem a melhorar, bem como as próprias pessoas se desenvolvem quando ampliamos a área aberta, pois se aumenta a confiança entre elas.

Como se dá a ampliação da área aberta?

Continua após publicidade

A ampliação da área aberta se dá por dois meios:

(1) peço feedback às pessoas que me cercam a respeito de meus pontos cego, ou aceito o que me é oferecido voluntariamente, reduzindo-se portanto a área cega ou;

(2) revelo mais informações sobre mim, isto é, deixo os outros conhecerem o que eu penso e sinto de verdade sobre temas e pessoas. Neste caso, a ampliação da área aberta se dá pela redução da área secreta.

Continua após publicidade

A aplicação deste modelo nas organizações é para estimular a comunicação eficaz entre pessoas que trabalham numa equipe. Janelas fechadas são prejudiciais à produtividade e ao clima de equipes e o estímulo à troca de feedback deve ser permanente, de preferência facilitado por alguém habilitado para tal. Espero tê-la ajudado.