Como deixar os lábios carnudos

por Sonia Corazza

O lábio é uma dobra muscular, carnosa e isenta de pelos que circunda a  boca e é movido para expressar emoções, produzir palavras e se expressar.  Como raramente  ficam imóveis,  os lábios se constituem como a característica mais chamativa do rosto.

Continua após publicidade

Diferentes e indefesos

Como aqui não existem glândulas sebáceas ou sudoríparas, que protegem a pele do corpo todo contra o ressecamento, a única proteção para a pele dos lábios vem da umidade da saliva. Além disso o tecido labial é bem fininho, pois a camada córnea superficial é bem menos espessa e compactada.

A cor dos lábios é devida a alta vascularização na área. Portanto é o sangue o principal doador da tonalidade de cada pessoa. Isso tudo mostra que a pele dos lábios é bem diferente da do restante do corpo, e não possui um mecanismo de defesa natural.

Tamanhos e formas variadas

Continua após publicidade

O tamanho, a curvatura e o volume dos lábios varia muito entre os sexos, etnias e até idades. É muito comum  o afinamento durante a idade madura, devido a perda das substâncias fundamentais, como colágeno e elastina. Então fica claro que é essa a explicação para a valorização dos lábios mais volumosos como sinônimo de juventude e sedução.

Mais volume e sedução

Mas o que fazer para manter ou conseguir  o bocão de Angelina Jolie, se o tempo é implacável?

Continua após publicidade

É aí que entra a indústria cosmética, os maquiadores e as práticas de cirurgia plástica.

Pigmentos perolizados presentes em batons e gloss labiais ampliam a luminosidade e transmitem uma sensação visual de  lábios mais carnudos, mas também existem ingredientes tecnológicos que fazem a mesma função, são *polímeros especiais que proporcionam o tão afamado efeito 3D. Ou seja, s ão polímeros que refletem a luz a criam um aspecto visual de volume nos lábios.

Os maquiadores ensinam truques simples para aumentar o volume labial, como aplicar primeiramente uma camada de pó facial e então o batom com ajuda de um pincel, extrapolando o limite real do lábio.

Para quem procura uma  solução de maior longevidade, a moda agora é a bioplastia labial, onde o  médico injeta a substância  polimetilmetacrilato (PMMA) como preenchedor do volume perdido. Apesar da simplicidade do método, que não exige internação e pode ser realizado em clínicas médicas especializadas, também existem riscos, como a formação de nódulos, endurecimento da região e até necrose do tecido.

Se você se interessa sobre o método, procure sempre a orientação de um especialista e peça uma avaliação minuciosa, que é uma forma de minimizar transtornos maiores.

*Polímeros: Composto formado por sucessivas aglomerações de grande número de moléculas fundamentais
Fonte: Dicionário Aurélio