Levei o medo da traição para o meu atual relacionamento. O que eu faço?

por Eduardo Yabusaki

Passar pela experiência de ser traída é uma das situações mais duras e sofridas que se possa experimentar, pois mobiliza sentimentos de culpa, dor, sofrimento, fracasso, frustração, mágoa, ressentimento, angústia, desprezo, perda…

Continua após publicidade

Enfim, tudo muito difícil e destruidor para um relacionamento até então tido como desejado e idealizado.

Recomeçar nem sempre é fácil, pois o fantasma dessa experiência traumática passa a acompanhá-la em todos os relacionamentos posteriores e geram situações de insegurança, desconfiança, incerteza, fragilidade… fazendo com que a pessoa interaja de forma mais distante, com dificuldade para o envolvimento ou entrega. Isso torna a aproximação mais custosa ou mesmo impossibilitada.

Pode acontecer ainda o inverso: a mulher sente-se tão desconfiada e insegura que passa a querer tudo numa intensidade, que nunca poderá ser suprida no início de relacionamento. Ela se torna exageradamente atenciosa, próxima e afetuosa, fugindo de sua característica ou mesmo revelando sua fragilidade intensificada. Dessa forma ela assusta ou repele o possível interessado.

A traição é uma marca que fica como uma cicatriz no coração da pessoa. Assim quem experimenta esse amargo sabor do amor, precisa num primeiro momento reconhecer que o fato em si gerou todo um processo de sofrimento e descrença e que isso precisa ser assimilado e superado para que não impeça novas experiências.

Continua após publicidade

Novos relacionamentos serão vividos naturalmente com muita cautela. Porém, deve-se ficar atenta para que essa cautela não passe a gerar um grau de exigência que inviabilize ou dificulte o caminhar e a evolução do conhecimento e envolvimento entre ambos.

É comum acontecer de se ficar na superficialidade, sem maiores envolvimentos, curtindo a vida, ficando com um aqui, outro ali… E quando se depara com ela mesma, se dá conta de que está sozinha, triste, magoada e sofrendo, pois no fundo deseja ter um relacionamento compromissado e apaixonante com alguém com quem possa planejar um futuro.

Portanto, por mais que a traição tenha sido muito dura e cruel, erga a cabeça, acredite nas pessoas e na possibilidade de viver sentimentos intensos e muito fortes. Assim, com o homem certo, poderá construir o relacionamento que sempre desejou e idealizou.

Continua após publicidade

Tenha fé, acredite sempre, pois existem pessoas boas nas quais realmente poderá confiar.