Pós-graduação: latu sensu e strictu sensu; sabe a diferença?

"Estou me formando em engenharia, e gostaria de saber se é uma boa fazer mestrado? Não pretendo dar aula, pois trabalho na empresa do meu pai."

Resposta: Existem dois tipos de pós-graduação no mercado: latu sensu e strictu sensu. A primeira se refere a “Pós” no sentido geral da palavra, onde podem ser incluídos quaisquer cursos de longa duração que demandam que a pessoa tenha uma graduação. Nesta categoria incluem-se as dezenas e logo centenas de “MBAs” (leia-se Emibieis), título importado dos Estados Unidos – Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Empresas) que na realidade não dão um título de Mestre a ninguém.

Continua após publicidade

Já a Pós-Graduação no sentido estrito do termo, vindo do Latim, “strictu sensu”, refere-se ao primeiro título de uma série da carreira acadêmica, ao qual se seguem o Doutorado, o Pós-Doutorado e a Livre Docência, pelo menos. À medida que se sobe nesta carreira adquire-se o “direito” de se lecionar aos alunos dos estágios anteriores. Este é o caminho da Ciência e Pesquisa que também pode ser aproveitado na vida corporativa, especialmente nas indústrias com foco científico.

Sem dúvida, o Mestrado exigirá uma boa dose de estudo orientado e ampliará sua base conceitual e técnica, o que certamente lhe permitirá ajudar ainda mais a empresa de seu pai, desde que ele valorize esse tipo de estudo e abrirá espaço para você aplicar seus novos conhecimentos. Além disso, nada lhe garante que você não mude de idéia quanto a lecionar e com o Mestrado, mais portas lhe seriam abertas. Em resumo, recomendo que você agregue esse conhecimento e vivência, principalmente pensando em você e no seu futuro.