DESTAQUES

Lealdade inconsciente pode limitar a vida

Saulo Fong 01/01/2016 COMPORTAMENTO
A quem ou ao que você permanece leal?

por Saulo Fong

Em nossa sociedade, a palavra lealdade é associada geralmente a um comportamento que enaltece o caráter. Entretanto, esse mesmo comportamento pode também aparecer em diferentes contextos limitando pessoa.

Na maioria das vezes, é uma lealdade inconsciente que prende o ser humano em certos comportamentos, situações, padrões de vida e até mesmo a certos destinos. Esse tipo de lealdade é extremamente forte, principalmente quando é motivado pelo pertencimento a um grupo.

Por exemplo, há pessoas que não conseguem sucesso empreendendo seus próprios negócios por virem de uma família onde os pais, avós e muitos outros antecessores eram empregados. Por lealdade à sua família, ele inconscientemente fracassa nos próprios negócios. Há também casos de lealdade onde pessoas "seguem" outras na doença ou na morte para permanecerem vinculadas entre si.

Aqueles que decidem deixar para trás certos padrões de comportamento em busca do novo ou do diferente necessitam de uma dose extra de energia e coragem para enfrentar principalmente o desconhecido e a não aceitação e resistência de outros membros de seu grupo. Entretanto, geralmente são essas pessoas que se sobressaem em relação ao grupo desenvolvendo e vivendo novas formas de perceber e viver a vida.

As inovações geralmente surgem de seres humanos que deixaram para trás a lealdade à tradição para abraçar o novo.

Pode ser muitas vezes um caminho solitário no começo, pois deixa-se para trás o conforto de um grupo que era antes acolhedor. Entretanto, certamente abrem-se espaços para formação de novos grupos com a mesma afinidade.

Uma forma de conseguir ainda mais força e apoio em um novo caminho é reconhecer a limitação daqueles que permanecem presos a um mesmo padrão de comportamento e homenagear as novas conquistas e aprendizados em seus nomes.

E em relação a você?

A quem ou ao que você permanece leal?

Prefere viver sua vida repetindo os mesmos padrões, mesmo sabendo que eles podem levar ao sofrimento, ou deseja buscar novos caminhos e aprendizados para sua vida?




Saulo Fong

Master Coach e Terapeuta Transpessoal do Instituto União em São Paulo. Especialista em integração mente-corpo, meditação e relacionamentos humanos.Trainer em PNL (Programação Neurolinguística) com formação em Hipnoterapia, Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais, Renascimento e Medicina Psicobiológica. É instrutor faixa-preta 3º Grau de Aikido e praticante de Kendo (2º Dan). Ministra cursos, treinamentos e workshops na área de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e relacionamentos humanos. Mais informações: www.comomeditar.com.br



ENQUETE

De qual problema você gostaria de se livrar em 2018?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.